A prefeitura e a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape) entregam neste sábado, às 12h, a reforma do Horto Municipal, no Imburo. O horto passou por uma reforma geral, aumentando a capacidade de produção de 10 mil para 50 mil mudas mensais. A inauguração faz parte da programação de aniversário da cidade, que no próximo dia 29 completa 194 anos de emancipação político-administrativa. A reforma do Horto Municipal faz parte do pacote de R$ 148 milhões da prefeitura em cerca de 50 frentes de trabalho em todo o município.
Com uma área total de 189 mil metros quadrados, o horto produz mudas nativas para reflorestamento, plantas ornamentais, para paisagismo, mudas de árvores frutíferas, plantas medicinais e hortaliças. As mudas são doadas à comunidade, a pequenos produtores, através de associações, e para Ongs ambientais. O horto recebeu melhorias em sua infra-estrutura, que agora conta com quatro novas estufas para a produção de mudas.
A sede também foi ampliada, recebendo uma sala para aulas de Educação Ambiental, cozinha e banheiros. Com a reforma, a prefeitura vai retomar o programa de Educação Ambiental desenvolvido com alunos da rede municipal de ensino, além da realização do Dia de Campo com os produtores rurais. A reforma inclui também a construção de um galpão para abrigar uma máquina agrícola picadora de coco que será utilizada para trituração do fruto, para adubo ou para trabalhos artesanais.