logo

Prefeitura envia resíduo de obras para estudo no CETEM

30/05/2006 11:22:03 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé enviou nesta terça-feira (30), cerca de 26 toneladas de resíduos de obra produzidos no município, para análise no Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Ministério da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro. A remessa do material, faz parte do convênio assinado pela prefeitura com o Cetem e a Universidade de São Paulo (USP), com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para o reaproveitamento desse material produzido na construção civil.

O convênio foi assinado em 2005 para atender a resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conana), do Ministério do Meio Ambiente, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos de obras. Segundo, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, a finalidade é identificar o material produzido para reativar a usina atual de reciclagem que já existe no município.

-Com a identificação do material produzido, poderemos identificar que equipamentos são necessários para serem instalados na usina. A partir daí, teremos um perfil desse material para a criação dos Pontos de Entrega Voluntárias (PEVS) que serão enviados à usina para reaproveitamento do material que poderá ser utilizado pela prefeitura ou por cooperativas, explica o secretário.

O estudo do Cetem dará uma amostragem da qualidade e quantidade dos resíduos minerais produzidos em Macaé. Dentro de quinze dias, será enviada outra remessa de resíduos de obras. A previsão é que em dois meses o Cetem esteja enviando os resultados do material mineral coletado.

- O principal é conhecer quais materiais e quais quantidades são produzidas. Assim poderemos recuperar esse material de forma correta, por exemplo, para fabricação de argamassa ou areia artificial, ressalta Maurício Passeado, coordenador de resíduos e efluentes da secretaria de Meio Ambiente.