Foto: Jurandir Badaró
A Semana da Árvore vai até o próximo sábado
A Prefeitura de Macaé está plantando mudas em função da Semana da Árvore, que começou no último domingo (21) - Dia da Árvore - e vai até o próximo sábado (27). Só na Estrada Norte-Sul (Fazenda do Mutum), em uma área de três mil metros, são 575 mudas de Sibipiruna, Ipê Roxo, Pau Brasil e Pau Ferro. Para este serviço existe uma parceria entre as secretarias de Ambiente (Sema) e Limpeza (Selimp) e o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (FUMDEC).
No bairro Novo Botafogo, serão plantadas 220 mudas; no Parque Aeroporto, na obra de urbanização da Rua 4 haverá 76 plantas (árvores de pequeno porte); na entrada da cidade (Linhas Verde e Azul) serão outras 100 mudas. Para o secretário de Ambiente, Gerson Lucas, a iniciativa de plantar mudas é de extrema importância.
- Temos de deixar um legado bom, respeitando o Meio Ambiente. Na região Sudeste existe a estiagem. A recuperação de nossas bacias e matas ciliares torna-se muito necessária. Até o final do ano, serão plantadas 1500 mudas em Macaé – salienta.
Gerson Lucas conta também que há no setor de Biodiversidade (Lagoa) cerca de duas mil sementes para posterior plantio nas unidades de conservação do município, APA (Áreas de Proteção Ambiental) e no Parque Atalaia. Já o presidente do FUMDEC, Vandré Guimarães, lembrou que esse procedimento visa a proteção do forte calor e da poluição do ar.
Já o coordenador da coordenadoria de Arborização da Sema, Flávio Sayão, afirmou que antes do plantio se faz a inspeção do local, quando os técnicos da prefeitura observam as redes elétricas da região e a distância do ponto onde as mudas serão inseridas no solo e as avenidas por onde os carros trafegam. Tudo isso é analisado em tempo anterior ao plantio. Ele disse também que a Sibipiruna e o Pau-Ferro são árvores belas e resistentes, tendo raízes profundas.
Também serão plantadas mudas de Pata de Vaca, Ipê Amarelo, Oiti, Flamboyant Mirim, e Ipê de Jardim. A administração pública municipal vai regar a vegetação rasteira do entorno para que a muda se desenvolva adequadamente.