Prefeitura estimula participação de empresas locais no mercado offshore

27/09/2006 11:44:20 - Jornalista: Simone Noronha

Empresas dos setores de construção e montagem de Macaé e região participaram nesta quarta-feira do terceiro Encontro de Negócios com Fornecedores Locais promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Indústria e Comércio, Petrobras e governança empresarial. O encontro fecha um ciclo iniciado em abril, quando as empresas locais foram estimuladas e orientadas a fechar negócios diretamente com as gigantes do setor.

“Conseguimos trazer para esses encontros as seis empresas que detém hoje os oito maiores contratos com a Petrobras para negociar diretamente com os fornecedores locais, através de seus setores de compras. Participam desses encontros a UTC, Techint, Odebrecht, Mendes Junior, Vetco Aibel e PCP-Engevix”, explicou o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel. Segundo ele, já são cerca de 400 empresas locais envolvidas neste processo.

Em cada encontro, são realizadas rodadas de negócios com segmentos diferentes. Nesta quarta, no Hotel Sheraton, foi a vez de empresas do setor de montagem e construção. No final do ano, a Petrobras vai divulgar um balanço geral do volume de negócios fechados durante as rodadas com os fornecedores locais.

De acordo com o gerente geral da Unidade de Negócios da Petrobras na Bacia de Campos, Carlos Eugênio Ressureição, a empresa vai investir nos próximos anos US$ 49 bilhões na Bacia de Campos. “O petróleo é um mercado em franca expansão, e as empresas locais têm que estar inseridas neste processo. Por isso, a importância desses encontros”, comentou Alexandre Gurgel.