Prefeitura estuda ampliação de projetos sociais da Guarda Municipal

19/08/2015 18:16:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Flavio Sardou

As alterações estão sendo estudadas pela Guarda Municipal, Educação e Procuradoria Geral do Município

A prefeitura estuda a possibilidade de ampliação de projetos sociais da Guarda Municipal, como os Programas Guarda Mirim e Sênior. O objetivo é aumentar o número de participantes dos projetos e, com isso, possibilitar a complementação da renda de famílias em situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Para isso, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, se reuniu, nesta quarta-feira (19), com integrantes da Guarda Municipal, secretarias de Ordem Pública, Educação, Gestão Pública, Procuradoria Geral e Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo para discutir o assunto.

O Programa Guarda Mirim foi criado por meio da lei municipal 2606/2005, por isso qualquer alteração, precisa ser encaminhada para aprovação dos vereadores na Câmara Municipal. Atualmente, cem jovens de 14 a 18 anos incompletos participam do programa. Já a guarda sênior beneficia 200 idosos com mais de 60 anos.

- A ampliação do número de vagas no Programa Guarda Mirim, além de oportunizar uma nova perspectiva no que se refere à questão social de vida desses jovens, ajuda as famílias a complementarem sua renda, numa época em que o cenário econômico é de crise e com muitas pessoas perdendo seus empregos - explicou Dr. Aluízio.

Todas as demandas de alteração no programa estão sendo estudadas em parceria com a Guarda Municipal, Educação e Procuradoria Geral do Município.

- Para participar do Programa Guarda Mirim os jovens têm de estar estudando em colégio público e não perder de ano. Além disso, após a inscrição, eles passam pela avaliação da Assistência Social. No momento atendemos vários jovens que moram em áreas carentes - pontuou o secretário de Ordem Pública, Luiz Monteiro. A renda mensal familiar dos jovens que participam do programa, de acordo com a lei, deve ser inferior a três salários mínimos.

Guarda Sênior na região serrana

O coordenador geral dos projetos sociais da Guarda Municipal, Antônio Carlos Ribeiro Rodrigues, informou que na próxima segunda-feira (24), serão iniciadas as inscrições para mais 50 vagas para o Programa Guarda Sênior direcionados aos moradores da região serrana. "Percorreremos todos os distritos da região serrana fazendo as inscrições para o programa: Glicério, Trapiche, Frade, Sana, Córrego do Ouro e Cachoeiros de Macaé", disse. Só não pode participar do programa os idosos aposentados por invalidez.

Participaram da reunião desta quarta-feira, o secretário de Educação, Guto Garcia; o secretário de Gestão Pública, Antônio Luiz Pinheiro Santos; o procurador geral do município, Augusto César Salgado; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães; o corregedor da Guarda Municipal, Geovani dos Santos Pinheiro, entre outros.