Prefeitura estuda implantação de mais um pronto socorro na serra

06/03/2012 06:52:49 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Durante toda manhã de segunda-feira (05), o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, estiveram na região serrana, visitando algumas unidades de saúde e obras que estão em andamento. Na oportunidade, o prefeito garantiu que vai estudar a viabilidade para implantar mais um pronto socorro e um Departamento de Policiamento Ostensivo (DPO), no distrito de Bicuda Grande.

A visita nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos distritos Bicuda Pequena e Bicuda Grande foi por conta das obras de reforma e ampliação que foram executadas nestes postos e serão inauguradas no próximo sábado (10), às 10h.

No posto de Bicuda Pequena foram construídas mais três salas que vão abrigar um consultório dentário, uma sala de curativos e de vacina, além de pintura no prédio já existente. Na Bicuda Grande, a unidade foi toda reformada e para a colocação do novo telhado foi necessário levantar o pé direto do prédio, também foi colocado forro e feita a pintura.

- A expectativa é transformar o antigo prédio da Escola Municipal Joaquim Augusto Borges numa unidade mista que abrigará o ESF e um Pronto Socorro. O projeto para o posto de saúde da Bicuda Grande é fazer uma parceria com o 32o Batalhão de Polícia Militar para instalação de um DPO, disse o prefeito.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, acrescentou que novas unidades serão inauguradas nos próximos meses como o posto do ESF do Campo do Oeste, o novo prédio do Pronto Socorro do Centro e da Central de Regulação de Ambulância. “Estamos ampliando a rede com novos serviços e novos prédios para atende a demanda crescente da cidade”, ressaltou, acrescentando que o ESF da Nova Esperança também será reformado.

O prefeito Riverton Mussi esteve também no prédio provisório que abriga a Escola Municipal Joaquim Augusto Borges, conversou com professores e alunos. “A previsão é de que possamos inaugurar a nova sede da escola em julho”, falou.

As obras da escola estão em ritmo acelerado. Atualmente, 32 profissionais entre pedreiros, carpinteiros, eletricistas, bombeiros, armadores e maquinistas estão trabalhando no local. A escola está sendo construída com tijolinhos ecológicos de encaixe, numa área de 18 mil metros quadrados. São dois blocos com 10 salas, sendo oito com 35 metros quadrados e duas com 70 metros quadrados. Num dos blocos está sendo instalado o telhado e na sua estrutura de madeira são utilizados eucaliptos tratados.

O secretário de Agroeconomia, George Jardim, que acompanhou o prefeito e o secretário de Saúde falou da importância da criação de um pronto socorro para a região. "As localidades por suas belezas naturais atraem muitos turistas que visitam as cachoeiras e, em caso de acidente, um atendimento imediato é fundamental”..

O subsecretário de Saúde Bucal, Márcio Junger; o presidente da associação de moradores, Francisco Paes Leme, o vereador Lùcio Mauro; o coordenador do ESF, Welbert Rezende, também participaram da visita.


Fotos Relacionadas