No estande da Prefeitura Municipal da Macaé na I Feira de Responsabilidade Social da Bacia de Campos, aberta terça-feira (13), no Centro de Exposições, e que prossegue até quinta-feira (15), o público tem a oportunidade de ver uma mostra de todos os projetos desenvolvidos pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Sustentável, por meio das secretarias Executivas de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seitec), Meio Ambiente (Sema), Centro de Ensino Tecnológico e Profissionalizante (Cetep), Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Agenda 21.
Segundo o secretário Juvêncio Papes, o público recebe no estande todas as explicações sobre o procedimento do funcionamento do programa Macaé Inteligente, desde a doação das sucatas de informática, a reciclagem feita no projeto Fábrica de Cidadania pelos alunos do curso estágio prático de montagem e manutenção de microcompuatadores, até a reutilização dos produtos aproveitados nas Lan Houses públicas da Malvinas e Nova Holanda.
- Está lançado um desafio de sustentabilidade em Macaé. A Prefeitura apóia a iniciativa da revista Visão Social, considerando que a responsabilidade social e sustentável possibilita a discussão e o debate de temas que objetivam uma melhor qualidade de vida para a região, sendo Macaé o município que mais sofre com o impacto do progresso econômico, disse Papes.
Outro destaque apontado pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável é a distribuição de bolsas feitas de material reciclado, o que inicia uma cultura que visa à extinção da bolsa plástica, cujo material tanto contribui para a degradação do meio ambiente. Segundo a coordenadora de projetos especiais da Seictec, Sônia Terezinha, as inscrições para os 54 cursos do Cetep podem ser feitas no estande da Feira