Prefeitura faz levantamento do índice de infestação do mosquito da dengue

07/01/2013 18:05:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A prefeitura de Macaé iniciou nesta segunda-feira (7) o primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) de 2013. Para as ações, o município foi subdividido em áreas, compostas por um conjunto de bairros. O objetivo é identificar e eliminar os criadouros do mosquito. transmissor da dengue.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde serão vistoriados aproximadamente quatro mil imóveis distribuídos em 47 bairros. O trabalho será feito por mais de 100 agentes de endemias.

A partir do resultado do levantamento, a Secretaria de Saúde vai traçar as metas de combate ao mosquito transmissor da dengue. O LIRAa avalia o índice de infestação predial (IIP) da cidade, além da infestação por tipo de depósito e o risco para ocorrência de uma epidemia.

A prefeitura lembra que é necessário o apoio da população para um resultado efetivo da ação. É importante que as pessoas sejam receptivas com os agentes, que estarão devidamente uniformizados. Em caso de dúvida, poderá ser feito contato com o Centro de Controle de Zoonoses (22) 2772-6461.

De acordo com os dados obtidos no último levantamento, em outubro de 2012, o índice de infestação no município foi de 1,2 considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como de médio risco.

Dengue – A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que se reproduz em água limpa e parada. Os sintomas da doença são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.