logo

Prefeitura faz obras para minimizar alagamentos

29/11/2005 11:39:50 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As obras de macro-drenagem que a prefeitura está fazendo no Campo do Oeste vão acontecer também em vários outros locais da cidade. O secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, esclareceu que esse projeto de macro-drenagem é mais amplo e vai atender, além da região dos bairros que desembocam na Avenida Ayrton Senna, outros locais da cidade, como Centro, Nova Holanda, Lagomar, Nova Esperança, entre outros. As obras terão início quando for concluída a macro-drenagem da Ayrton Senna.

Sobre a região onde o projeto já está sendo realizado, o secretário disse que alguns locais dessa área, cerca de 250 hectares, ficam em média 25 centímetros abaixo do nível do mar. Em algumas áreas desses locais, nos bairros Visconde de Araújo, Miramar, Campo do Oeste, Novo Horizonte, Sol y Mar, Rivieira I, Riviera II, vêm ocorrendo constantes alagamentos quando chove mais forte na cidade.

Para solucionar a questão, a prefeitura trouxe a Macaé, no início do ano, um especialista em saneamento que realizou um estudo em todos os bairros e ruas localizadas nas proximidades da Avenida Ayrton Senna, sinalizando pela necessidade de se realizar obras de drenagem para resolver a questão dos constantes alagamentos na região. Os estudos foram também realizados em outras áreas da cidade, também indicando a necessidade de se ampliar a macro-drenagem em vários pontos.

A partir daí, foi efetuada análise do solo, por técnicos da Secretária de Obras (Semob), tanto na avenida Ayrton Senna quanto nos outros bairros, para dar início às obras de macro-drenagem, que já estão sendo realizadas e vão atender a todos esses bairros que fazem parte da bacia hidrográfica do Canal Fábio Franco, para minimizar os alagamentos.

- A análise, além de identificar o tipo de solo, determinou o material que melhor se adeqüa ao local e faz parte do plano de ação elaborado pelo SEMOB para melhorar o escoamento das águas nessa área – explicou o secretário Tadeu Campos.

Ações emergenciais já foram realizadas em várias ruas na região, como construção de novas galerias paralelas às já existentes, utilizando manilhamento com maior diâmetro, para por fim ao estrangulamento que acontecia em várias esquinas da Ayrton Senna.

Cidade tem áreas com cotas topográficas abaixo do nível do mar

Tadeu Campos lembra que Macaé é uma cidade situada em área de restinga, com cotas topográficas próximas ao nível do mar. Por isso, diz ele, há uma dificuldade para o escoamento da água de chuva. Essa nova rede de drenagem de águas pluviais fará a ligação do bairro Campo do Oeste, passando pela avenida Ayrton Senna até desaguar no canal Fábio Franco, melhorando o escoamento das águas pluviais.

Os levantamentos indicaram que a atual rede está subdimensionada, ou seja, está pequena diante da vazão de água. Além de troca de manilhamento, está sendo feita também a desobstrução na atual rede e estão sendo construídos quarenta poços de visita (dispositivos que podem ser feitos de alvenaria ou concreto, colocados em vários pontos do sistema de drenagem) que serão usados para a manutenção e limpeza das galerias de águas pluviais.