A responsabilidade social das empresas é um fator importante para que a área pública realize ações que beneficiem a população. Assim pensa a coordenadora do Marketing Social da subsecretaria de Políticas sobre Drogas da prefeitura de Macaé, Nillcéa Marques.
- Atualmente, há parceria e intercâmbio entre a subsecretaria e as empresas de aviação Líder, Team, Helivia, de serviços offshore como Skanka, San Antonio, Globo Mar e Oceania, da Schulumberger, além da RT Lea, que trabalha na manutenção de contâiners e dos hotéis Brisa Tropical e Gloria Gardem – conta ela.
Enquanto estas empresas patrocinam ajuda para eventos e fóruns promovidos e realizados pela subsecretaria de Políticas sobre Drogas, a subsecretaria promove palestras a funcionários dessas corporações para conscientizar, sensibilizar e prevenir a respeito do tema das drogas.
O gerente de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da Líder Aviação, Rafael Ramos, disse que para as empresas privadas é importante o trabalho interno a fim de que seus funcionários tenham apoio quando saírem do trabalho.
- Temos programa de álcool e droga. Não demitimos ao constatar tais casos, mas promovemos reabilitação – comenta ele, lembrando que na empresa em Macaé há 200 funcionários e que o tratamento deve se estender aos parentes.
Rafael acrescenta ainda que sua empresa tem patrocinado fóruns da subsecretaria de Políticas sobre Drogas, trazendo profissionais para os eventos e que durante a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho (Sipat), da Líder, o órgão público municipal promoveu palestras.