logo

Prefeitura forma novas turmas de cursos profissionalizantes do Cetep

30/11/2011 15:16:11 - Jornalista: Tatiana Gama e Waleska Freire

A Prefeitura de Macaé se prepara para a oitava formatura do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que será realizada no próximo dia oito na Cidade Universitária, às 19h. A entrega de certificados é dos cursos do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos não exclusivos à cadeia do petróleo do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), uma parceria entre o município e a Petrobras.

Com esta formatura, o Cetep atinge o número de 14.785 certificados emitidos. Apenas do Prodesmar este ano são 3.153 certificados, quantitativo superior a meta estabelecida pelo convênio.

- Abriremos novas inscrições para cursos gratuitos de qualificação a partir de janeiro. Teremos em 2012 a oferta de muitos cursos para atender a demanda do mercado de trabalho. Cursos 100% subsidiados pela Prefeitura, cursos em parcerias com empresas privadas e instituições como Sesi-Senai, Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), Petrobras, UTC, RTLEA, UTE, entre outras interessadas em investir na qualificação como responsabilidade social, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

Uma das importantes ações do Cetep este ano foi a oferta do curso preparatório para concurso. O curso ainda conta com 453 pessoas cursando Português, Matemática e Lei Orgânica. Foram 1606 inscritos nos módulos desses cursos que preparam para qualquer tipo de concurso. Assim que o edital do concurso da Prefeitura de Macaé for publicado, o Cetep vai oferecer cursos intensivos. O objetivo é proporcionar oportunidades para as pessoas se prepararem.

Conquistando oportunidades

A auxiliar técnica de laboratório Juliana de Souza Pinheiro, 28 anos, conseguiu uma colocação no Instituto de Medicina Nuclear há dois meses. Ela foi aluna do Cetep no curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas. “O curso foi muito importante para minha inserção no estágio. Com 20 dias de atividades já fui efetivada”, disse Juliana que veio de Porciúncula e está há um ano e meio em Macaé.

O marítimo Hélio Carvalho, 38 anos, afirma que buscou aproveitar todas as oportunidades que o Cetep promoveu para sua área. Pintura Industrial, Informática Básica, e Administração de Suprimento de Materiais são algumas capacitações que adquiriu. “Já trabalhava com suprimento de materiais, porém, os cursos que fiz foram fundamentais para agregar valor a minha profissão. Hoje tenho mais conhecimento e uma melhor visão do que faço”, frisou Hélio.

Conheça os cursos do Cetep

Atualmente o Cetep está com alunos nos cursos de Técnicas Básica de Administração; Técnicas Básicas de Secretária e Recepção; Gerenciamento de Resíduos Sólidos, NR 10; (termina essa semana), Noções Básicos de Segurança do Trabalho; Auxiliar de Creche (Cuidador Infantil), Leitura e Interpretação de Desenho Técnico; Administração de Suprimentos de Materiais, Educação Financeira; Técnicas de Organização de Arquivos, Técnicas Básicas de Recursos Humanos e AutoCad. No curso de técnicas da construção civil, 24 alunos estão sendo encaminhados para o mercado.

Além desses, começou essa semana o curso de qualificação profissional de ajudante de corte e costura para os integrantes do projeto de geração de renda "Projeto Mulheres Reciclando", do Programa Escola em Ação em parceria com a Educação, na Malvinas.

Os interessados em fazer as inscrições devem aguardar, pois o CETEP reabrirá as inscrições em janeiro. Mais Informações através do telefone 2770-0828, de segunda à sexta-feira. das 8h às 17h, ou pelo email: cetep@macae.rj.gov.br. Nas Redes Sociais: Twitter @cetepcursos, Facebook e Orkut Cetepmacaé.

O projeto do Prodesmar possui como linha programática a “Educação para Qualificação Profissional”, de acordo com o programa de responsabilidade social da Petrobras, o Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras. O objetivo é oferecer cursos de capacitação profissional que ampliem as oportunidades de trabalho e renda para jovens e adultos, a partir de 16 anos, oriundos do município de Macaé e região. Em sua primeira etapa, concluída com sucesso antes do previsto, o projeto foi responsável por 6.985 formandos nos 54 cursos oferecidos. Com a oitava formatura a Prefeitura estará cumprindo a segunda fase do projeto totalizando a meta de 3050 certificados emitidos.