Foto: Márcio Siqueira
Empresa que construirá gasoduto utilizará banco de dados
A Prefeitura de Macaé estabeleceu nesta sexta-feira (29) parceria com a empresa Entrepose Intech. A ideia é facilitar o acesso da mão de obra local e agilizar a contratação de trabalhadores para atuar no projeto de implantação do gasoduto que interligará o Terminal Cabiúnas à Usina Termelétrica Marlim Azul, em fase de construção na cidade.
O objetivo é assegurar oportunidade para profissionais macaenses dentro das diretrizes de geração de emprego e renda, priorizadas pelo prefeito Welberth Rezende no plano de 100 dias de governo.
A parceria foi estabelecida pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e assegura transparência nos processos de divulgação das vagas, cadastramento de currículos e seleção dos candidatos. A previsão é que cerca de 300 trabalhadores sejam contratados pela empresa.
Nesta primeira etapa, a Entrepose define as áreas e seleciona as vagas que serão ofertadas ao mercado. A equipe do Trabalho e Renda assumirá o trabalho de divulgação das oportunidades e o cadastro dos documentos.
A segunda etapa da parceria estabelece a divulgação das vagas e abertura do cadastro dos candidatos, processos que serão realizados pela secretaria na próxima semana.
Os principais critérios para seleção será a qualificação técnica, tempo de experiência e documentação em dia. Trabalhadores residentes na cidade terão prioridade no processo de seleção.
A oportunidade do “primeiro emprego” e vagas de jovem aprendiz também serão ofertadas pela empresa.
“O nosso compromisso, dentro da proposta defendida pelo prefeito, é garantir que Macaé retome ao patamar de polo em desenvolvimento e de geração de emprego. Garantimos transparência em todo o processo para que todos tenham oportunidade”, afirmou o secretário adjunto de Trabalho e Renda, Cristiano de Almeida.
Conteúdo local
O incentivo ao conteúdo local, por meio da garantia de acesso as empresas e o comércio da cidade, ao cadastro de fornecedores para atender às demandas de produtos e serviços necessários à obra do gasoduto, também foi proposto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico a Entrepose Intech.
“A contratação da nossa rede de fornecedores locais também garante estímulo direto a economia da cidade, gerando renda e fortalecendo o nosso mercado de trabalho”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.
Gasoduto
A Entrepose Intech atua na construção do gasoduto de 20 quilômetros que abastecerá a Usina Termelétrica Marlim Azul com gás produzido pela Shell em reservas do pré-sal. A previsão de conclusão é de 10 meses com expectativa de geração de 300 postos de trabalho até o pico das obras (abril).
Já a Usina Termelétrica está em fase de construção em área do Complexo Logístico e Industrial de Macaé (Clima), com previsão de início de operação em janeiro de 2023.