A cantora Fafá de Belém será uma das atrações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, promovido pela prefeitura de Macaé, através da coordenadoria dos Direitos da Mulher, nesta terça-feira, 08/03. O show da cantora acontecerá na Praça Washington Luiz. Já a abertura oficial do evento vai ser, às 9h, na Praça Veríssimo de Melo, com diversas atividades realizadas pelas secretarias e fundações e associações de classe.
Entre as ações programadas estão apresentações de danças, aulas de ginástica, corte e escova de cabelo, manicure, pedicure, limpeza de pele, depilação, pintura em tecido, esquetes teatrais, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, Feira da Agroindústria, incentivo a prática da atividade, contadores de história, distribuição de mudas de plantas, técnica de plantio, mini palestra sobre arborização urbana e outras.
De acordo com a coordenadora dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, o objetivo do evento é promover a auto-estima da mulher, fazendo com que ela confie mais em si mesma, busque a satisfação na vida, tenha e use um tempo para lazer e cuidados com o corpo.
Ela lembra que a coordenadoria foi criada pelo prefeito Riverton Mussi, com status de secretaria, ligada direto ao seu gabinete, para propor, coordenar e acompanhar todas as ações que estão sendo realizadas para as mulheres macaenses.
Dia Internacional — A comemoração tem mesmo um fundamento particularmente histórico. Desde a Revolução Francesa, em 1789, as mulheres passaram a participar da sociedade de forma mais significativa, reivindicando a melhoria das condições de vida e trabalho, a participação política, o fim da prostituição, o acesso à instrução e a igualdade de direitos entre os sexos.
Em 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando o prédio, reivindicando a redução da carga horária de mais de 16h para 10h por dia. Essas operárias que, nas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram trancadas na fábrica, onde iniciou um incêndio, morrendo cerca de 130 delas.
Em 1910, Clara Zetkin propôs, durante uma conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, homenagear as mulheres mortas no incêndio da fábrica, comemorando em 8 de março o “Dia Internacional da Mulher”. Desde então, o movimento a favor da emancipação feminina e de direitos iguais perante a sociedade tem progredido em todo o mundo.
Programação:
Local: Praça Veríssimo de Melo
Horário: 9h às 18h
9h – Abertura
9h30 às 9h45 – Apresentação de Dança do Grupo Portadores da Alegria “Enxergando tudo diferente” Grupo: Marcele Alves e Elaine Oliveira
Coreógrafo: Adelir Martins
9h45 às 10h – Abertura dos stands das Secretarias com as atividades programadas
10h às 10h45 – Aula de ginástica – Secretaria de Esporte e Lazer
10h45 às 11h – Apresentação da Academia Corpo e Movimento
11h às 11h30 – Esquete sobre “Auto-Estima” – Secretaria de Saúde
11h30 às 15h – Intervalo para o almoço
15h às 16h – Dança “A festa” – Carine Massori e Renata Azevedo
16h às 16h30 - Aula de ginástica – Secretaria de Esporte e Lazer
16h30 às 17h – Capoeira e Maculelê
17h às 17h30 – Apresentação da academia Corpo e Movimento
17h30 às 18h – Apresentação das Seresteiras
18h – Palestra – “Direito de ser Mulher”; Desfile de modas e outras atrações – Centro Macaé de Cultura – Teatro Municipal
Praça Washington Luís
22h – Show com a cantora Fafá de Belém.