A Coordenadoria dos Direitos da Mulher em Macaé implanta novo instrumento para atendimento as vítimas de violência. Começa a funcionar nesta segunda-feira (19) o Disque Mulher – 0800-2822108. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita por qualquer pessoa de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Segundo a coordenadora da instituição, a médica Vânia Deveza, antes da implantação do Disque Mulher, a equipe da coordenação sempre recebia denúncias por telefone. Agora a ligação irá direto para a central e a pessoa será atendida por psicólogos que irão orientar corretamente sobre os procedimentos a serem tomados.
Ela explica que, dependendo do caso, as autoridades policiais também serão acionadas, como por exemplo, de cárcere privado. “Esta é mais uma conquista da mulher macaense, que vem se conscientizando dos seus direitos. E nós iremos continuar defendendo os seus direitos e garantindo o atendimento humanizado e de qualidade além de desenvolver políticas públicas para possibilitar a eliminação da violência contra a mulher”, disse.
Vânia acrescenta que dos 350 processos abertos até julho de 2005, no Núcleo de Atendimento a Mulher (NUAM), existe a predominância da violência física (244 registros), mas foi observado uma grande incidência de violência física junto à violência psicológica (253 registros).
Atualmente além do atendimento a mulher vítima de violência, o NUAM também realiza o atendimento ao agressor e os filhos da vítima, pois é preciso trabalhar a família como um todo.