logo

Prefeitura implanta Pides no Sana

18/05/2007 17:23:30 - Jornalista: Catarina Brust

As crianças e adolescentes do Sana ganharam, nesta quinta-feira (17), um incentivo para a prática esportiva. Depois de implantar o Programa de Iniciação Desportiva (Pides) em Glicério, onde atende 110 crianças, a prefeitura de Macaé leva o programa até o Sana. Cerca de 40 jovens, entre oito e 16 anos, já estão inscritos no programa e terão aulas de futebol de campo, duas vezes por semana. O secretário Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Theodomiro Bittencourt, o Mirinho, esteve no distrito fazendo a entrega do material esportivo para os alunos.

- O Pides tem como objetivo a inclusão social através da prática desportiva, ocupando o tempo das crianças quando não estão na escola. O programa é desenvolvido em 13 locais fixos, em quadras e praças do município, em Glicério, e agora no Sana. É com muita alegria que estamos aqui hoje para anunciar a implantação desse projeto e fazer a entrega dos uniformes completos, bolas e bolsa de massagem para o projeto ser desenvolvido. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, incentiva a prática esportiva no município tanto que, em julho, deverá inaugurar o campo de futebol do Sana, um desejo antigo da comunidade - ressaltou Mirinho.

O Programa de Iniciação Desportiva foi criado pelo prefeito Riverton Mussi quando ele ocupava o cargo de secretário de Esportes, em 1989, e foi remodelado em 2005. O Pides beneficia 1,2 mil crianças, de sete a 15 anos, com aulas de basquete, vôlei, futsal, futebol e handebol. Para participar do Pides, os atletas devem estar matriculados na escola e ter boas notas.

No Sana, o projeto terá como professor Emerson Lemos de Araújo que também dá as aulas de futebol de campo em Glicério.

- Em Glicério, temos cerca de 110 crianças entre seis e 15 anos que freqüentam as aulas de futebol de campo. A maior parte dos alunos tem sete e oito anos e muitos talentos estão despontando no distrito - observa o professor de educação física.

Além do professor de educação física, a equipe do Sana conta com dois estagiários – os irmãos Leonardo e Diego Bussab Teodoro Lima, estudantes de educação física – e do técnico da equipe, o ex-jogador do juniores do Flamengo, Roberto Maciel Loureiro Junior.

- A implantação do Pides no Sana é um incentivo para as crianças na área de esporte. Isso evita que elas fiquem ociosas e tenham uma atividade física. Vai ser positivo para os jovens do distrito - argumentou Roberto.

Além de implantar o Pides, o município também pretende instalar no Sana o Núcleo de Esporte e Cultura (NEC).

- Estamos vendo um local para que possamos concentrar as atividades esportivas que são desenvolvidas no distrito e ainda seja uma extensão da secretaria de Esporte e Lazer no Sana. O local também funcionaria com alguns instrumentos de musculação para a preparação dos atletas do local - explicou Mirinho.

No Sana, na Casa de Cultura e Educação Emílio Gato, já são desenvolvidas atividades de jiu jitsu através do Projeto Art Luz, da Fundação Macaé de Cultura. As aulas de balé são dadas pela voluntária Vera Helena.

- Com incentivo os jovens do Sana vão longe. A intenção é que o NEC venha a ser um espaço para abranger atividades esportivas, como o jiu jitsu, culturais, como o balé. Seria um núcleo somando diversas atividades para promover uma inserção maior da comunidade, ressalta o professor de jiu jitsu André Lima.

Como exemplo, o professor de jiu jitsu, destaca que, no dia 18 de março, 12 atletas do Sana participaram da Copa de Mestres de Jiu Jitsu, em São Gonçalo. O grupo trouxe dez medalhas, ficando em 3º lugar na classificação geral por equipe. No Arena Búzios, realizado recentemente, oito atletas de jiu jitsu do Sana trouxeram quatro medalhas de ouro.