Foto: Assessoria Mobilidade Urbana
Objetivo é dar mais segurança, tirando o motociclista do corredor entre veículos
Com a segunda fase da sinalização horizontal avançando em várias frentes da cidade, a Mobilidade Urbana da Prefeitura de Macaé está implantando também a "Área de Espera", antecipada para motocicletas próxima aos novos semáforos. O objetivo é dar mais segurança para os motociclistas no momento em que o semáforo está fechado, para que os mesmos não fiquem entre os veículos ou próximos aos meios-fios.
O serviço foi iniciado no domingo e madrugada de segunda-feira (8 e 9), onde estão sendo priorizadas as vias de maior concentração de motociclistas para a instalação da área de espera. Na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106): no Parque de Tubos, IFF, Imboassica, Novo Cavaleiros, Cancela Preta, Glória e Cavaleiros. Além da Avenida Rui Barbosa e Rua Teixeira de Gouveia em diversos pontos.
A sinalização da área de parada de motocicleta segue a Resolução nº 550/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e atualização conforme Volume VIII do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito.
"Isso tira o motociclista do corredor entre veículos de passeio e de grande porte, que são as principais causas de acidentes envolvendo motocicletas devido ao ponto cego. Com a área de espera, destinamos os motociclistas à frente, evitando quebra de retrovisores, muito comum nestes casos, ou mesmo uma vítima acidental", explica o coordenador de Engenharia de Tráfego da Mobilidade Urbana, Antônio Cláudio Marques.