O bairro Lagomar, o mais populoso de Macaé, com cerca de 40 mil habitantes, conta agora com diversas ações do Pré-Centro de Referência de Assistência Social (Pré-Cras). A mais nova unidade, implantada pelo governo municipal, funciona na Rua W-5, esquina com a Rua W-22. O espaço conta com cursos profissionalizantes, atendimento do Bolsa Família e inscrição para o Benefício de Prestação Continuada.
A secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica Profissional (Cetep), tem o objetivo de descentralizar os serviços de ação social.
Atualmente, já acontece o curso de manicure e estão programadas turmas de caldeireiro e artesanato. As inscrições podem ser feitas no local com apresentação do documento de identidade. As aulas estão previstas para novembro. Em breve, haverá curso de informática para mulheres e um convênio com o governo do estado, que disponibilizou dez computadores para a capacitação.
- Além de ser o bairro mais populoso da cidade, a comunidade tem mil cadastros do Bolsa Família. O Lagomar é distante do Centro da cidade e, por isso, temos que levar as ações até os moradores - explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro.
O Pré-Cras do Lagomar funciona, das 8h às 17h, com cinco profissionais administrativos e instrutores conforme demanda. O Cras definitivo está previsto para 2014 com a construção de prédio próprio pelo governo federal.
O Benefício de Prestação Continuada é destinado aos idosos sem rendimentos e portadores de necessidades especiais sem condições de empregabilidade. O cadastro é realizado no Centro e o processo encaminhado ao Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).