Foto: Kaná Manhães
Estão sendo vacinadas crianças de seis meses a dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas
A campanha nacional de vacinação contra a Influenza A (H1N1) iniciou no dia 8, com a imunização de todos os profissionais de saúde e população indígena. Na quinta-feira (25), começou a segunda etapa, que está vacinando crianças de seis meses a dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas, totalizando mil pessoas vacinadas em dois dias, segundo a enfermeira chefe de Imunização da Prefeitura de Macaé, Cláudia Campanatti. O município, por meio da secretaria de Saúde, imunizou só nesta sexta-feira (26) cerca de 500 pessoas.
A partir do dia 5 até 23 de abril inicia a terceira etapa para vacinação da população adulta na faixa etária de 20 a 29 anos. De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, essa estratégia será dividida em cinco etapas com o objetivo de contribuir para a redução de mortalidade pelo vírus H1N1 e manter a infraestrutura dos serviços de saúde para atendimento à população.
Segundo a enfermeira chefe de Imunização, Cláudia Campanatti, a segunda etapa vem se desenvolvendo com tranqüilidade, vacinando crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas.
Para a vendedora Joseana Poubel, 31 anos, gestante de oito meses, moradora do bairro Lagomar, a secretaria de Saúde está de parabéns quanto à agilização e a preocupação com o município. “Agora estou muito tranqüila, mas me recordo que muitas pessoas morreram com esse vírus”, disse a vendedora .
- Na primeira etapa de imunização de todos os profissionais de saúde e população indígena foram imunizadas 17 mil pessoas. Nesta segunda etapa a procura maior está sendo dos portadores de doenças crônicas, disse a enfermeira do Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas, Thaís Nunes, que ressalta que “para a criança ser vacinada é preciso o laudo médico e a carteira de vacina”, afirmou.
Após 23 de abril serão imunizados aqueles com mais de 60 anos com doenças crônicas. A vacinação é realizada somente no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.