logo

Prefeitura inaugura CEMEAES Barra

17/07/2006 21:29:17 - Jornalista: Cesar Dussac

O prefeito Riverton Mussi inaugurou na tarde desta segunda-feira (17) o quinto Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Escolar – CEMEAES V, na Barra de Macaé, localizado na rua Ildebrando Barbosa 352. Descerraram a placa e cortaram a fita, ao lado do prefeito, a primeira dama Márcia Moraes, a vereadora Maria Helena Salles, representante da Câmara Municipal, a secretária de Educação, Milmar Pinheiro e a coordenadora geral da rede Cemeaes, Marlene Reis.

O prefeito falou do projeto CEMEAES V. “Este módulo é resultado de uma pesquisa feita pela secretaria de Educação e coordenação do Cemeaes, entregue a mim logo no início do meu governo, que apontou a Barra e adjacências como detentora da maior clientela do Cemeaes Centro. Assim, verificamos a necessidade de instalar um módulo nesta área, para atender à Barra e bairros vizinhos, cobrindo todas as escolas do setor Rosa. O prédio ainda é alugado, mas já transmitimos ao proprietário a intenção de torná-lo patrimônio do município”, afirmou Riverton Mussi.

Segundo o prefeito, o projeto original do Cemeaes visava somente ao atendimento do escolar, quando ele, como secretário de Esportes, em 1997, levou o projeto à então secretária de Educação Maria Helena Salles. O Cemeaes I foi implantado no centro da cidade, atrás da rodoviária, e começou atendendo aos alunos da rede municipal de ensino, e se estendeu para jovens, adultos e população em geral, funcionando assim em mais três módulos, dois na área urbana e um na serra, em Córrego do Ouro.

-O prédio do Cemeaes I, até pouco tempo alugado, já foi comprado pela prefeitura. Vamos reformá-lo e ampliá-lo, construindo mais um andar. O Cemeaes II, na Imbetiba, ainda se encontra alugado. O Cemeaes III, em Córrego do Ouro, não tem espaço para ampliação, mas a prefeitura vai transferi-lo para uma área maior, que já comprou, e vai construir um módulo com capacidade para atender um número maior de pacientes. A prefeitura já comprou as instalações do CEMEAES IV e vai fazer a reforma do prédio”, contou o prefeito.

Maria Helena Salles parabenizou o prefeito pela inauguração de mais um módulo do Cemeaes e pediu a implantação de uma unidade de diagnóstico e acompanhamento de autistas, a que o prefeito respondeu com a possibilidade de instalar na Fazendinha Coqueiral, na Ajuda de Baixo.

A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, saudou os idealizadores do projeto Cemeaes- prefeito Riverton Mussi, na época secretário de Esportes e a vereadora Maria Helena Salles, então secretária de Educação. Milmar falou da alegria pela inauguração de mais um módulo, e explicou que o módulo V atende a todo o setor Rosa, que envolve a Barra e bairros adjacentes.

A coordenadora da rede Cemeaes, fisioterapeuta Marlene Reis, disse que a missão dos profissionais envolvidos neste trabalho é abraçar com carinho o compromisso ético de atender com excelência à população, a fim de estimular sua adaptação e ou inserção nas demandas educacionais e sociais. “Nosso propósito será implementar as oficinas pedagógicas e terapêuticas, onde pretendemos oferecer ao aluno um ambiente diferenciado da sala de aula. Despertar o desejo pela leitura e escrita é um dos nossos desafios, oferecer ao um ambiente prazeroso, elevando a auto-estima do aluno é nosso compromisso”, concluiu a coordenadora.

Segundo Marlene, a estrutura física contempla, de início, três mil alunos. “O Centro tem 1000 metros quadrados de área construída, que conta com oito salas para atendimento pedagógico e terapêutico, sala de dança também utilizada para alongamento, ginástica rítmica e ginástica localizada, uma quadra de areia para futebol e vôlei, uma piscina de 140 metros quadrados para hidroginástica, ginástica aquática adaptada e natação e uma piscina menor para ginástica aquática adaptada para alunos/pacientes com necessidades especiais. Possui um setor administrativo, que ocupa três salas, com um núcleo do centro de processamento de dados e um de recursos humanos, extraídos do Cemeaes II.

Compareceram ao evento alguns vereadores, secretários, presidentes de associações de moradores e de entidades não governamentais. Alunos do Cemeaes III de Córrego do Ouro fizeram cover de um sucesso da Jovem Guarda e a Banda da Escola Municipal Samuel Brust abriu o evento.