logo

Prefeitura inaugura Cras da Barra

09/07/2013 19:56:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

A expectativa é atender cerca de mil famílias durante o ano.

Qualidade de vida, humanização no atendimento e aproximação com a comunidade. Estas são algumas propostas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Barra de Macaé, que foi inaugurado na tarde desta terça-feira (9). A unidade também atenderá moradores dos bairros Fronteira, Nova Holanda e Brasília. A expectativa é atender cerca de mil famílias durante o ano.

O evento faz parte da programação comemorativa dos 200 anos de Macaé. A inauguração contou com apresentações do coral Canarinhos com o Grupo de Idosos Prosperidade da Barra, coral com crianças do CRAS Nova Esperança, além de capoeira com integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares da Fronteira.

O vice-prefeito, Danilo Funke, afirmou que o governo pretende resgatar a família, atendendo jovens, adultos e idosos. “Nosso grande desafio é proporcionar qualidade de vida e diminuir a desigualdade social. Além disso, é fundamental a humanização do atendimento e a aproximação com a população”, acrescentou Danilo.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro, Macaé se prepara para seguir a política de governo nacional, por meio da descentralização do atendimento. “A ideia é ficarmos bem próximo da comunidade e o apoio dela também é muito importante. O enfoque do trabalho é interdisciplinar, ampliando o acesso dos direitos da família”, explicou a secretária.

O Centro também desenvolverá atividades socioassistenciais voltadas para as famílias, como parte do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Pais). No local, poderão ser recebidos simultaneamente vinte e cinco adolescentes, idosos, mulheres ou portadores de necessidades especiais, promovendo a convivência comunitária. Os técnicos do Cras vão realizar ainda visitas domiciliares.

O atendimento do Cras da Barra de Macaé já começa nesta quarta-feira (10), das 8h às 17h. A unidade fica localizada na Rua Eurico Barbosa de Souza, s/nº, Praça Beira Rio. A equipe técnica já realiza um diagnóstico do território para avaliar suas necessidades.

Os serviços do Cras se concentram no atendimento a famílias em áreas de risco social e vulnerabilidade. A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem como atribuição encaminhar os usuários aos serviços e programas públicos e aos órgãos de defesa dos direitos, prestando orientação. Além da acolhida, que pode ser feita individualmente ou em grupos, o Cras também vai oferecer inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e no Programa Bolsa Família, o que possibilita o acesso a vários outros benefícios.


Fotos Relacionadas