logo

Prefeitura inaugura Escola de Informática Núcleo do Frade

30/05/2006 16:10:58 - Jornalista: Cesar Dussac

O distrito do Frade já conta com sua escola de informática, primeira de uma série de seis que serão implantadas pela prefeitura de Macaé na região serrana. São 66 vagas por módulo, com duração de dois meses cada um, à disposição da população, totalizando 264 alunos até o fim do ano. De segunda a sexta-feira, a escola vai funcionar em três turnos – manhã, tarde, noite e, aos sábados, à tarde. São 60 metros quadrados de área, distribuídos por uma sala de aulas com cinco computadores, secretaria, recepção e banheiro. As inscrições para o curso já estão sendo feitas no local.

A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, manifestou o desejo de ver a comunidade prestigiar ao máximo, com a freqüência, o esforço feito pela prefeitura para dotar a comunidade de uma escola de informática aberta aos alunos da rede municipal, a adultos e idosos. “O sonho se tornou realidade. Iniciamos com cinco computadores, dando acesso aos moradores do campo – alunos da rede municipal e comunidade em geral – a novos horizontes. Gostaríamos que essa escola tivesse bons resultados e que todos dela desfrutassem, compreendendo o esforço da prefeitura para dar o melhor para a educação da população macaense”, afirmou.

A inauguração do núcleo aconteceu durante a Festa Maína do Frade. Representando o prefeito Riverton Mussi, o vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, o Carlão, agradeceu a comunidade pela atenção que tem recebido e parabenizou a todos pela inauguração da escola. Carlão lembrou que no mesmo dia foi assinado um convênio com o Governo Federal em favor do primeiro emprego, o que beneficia os jovens macaenses, e ressaltou que a prefeitura participa com 20% da verba destinada ao programa. Carlão frisou que o prefeito, enquanto esteve na China, assinou contratos de comércio que beneficiam Macaé.

Segundo o diretor executivo do Instituto Macaense de Tecnologia (Inmtec), Renato Fernandes, o projeto das escolas de informática na serra cumpre uma promessa de campanha do prefeito. A parte didática, com a metodologia de ensino, ficou a cargo do Instituto em parceria com a empresa Conectiva SP. Os locais de funcionamento dos 22 núcleos do município foram definidos pelo prefeito no início deste ano, que ampliou a oferta inicial na serra de dois para seis núcleos.

O coordenador do módulo, Jonatan Silva, falou da procura do curso. “Até 15 dias antes da inauguração, 50 interessados já queriam se inscrever no módulo básico, a maioria no turno da noite. Com a previsão de inauguração dos seis núcleos da serra nos próximos dias, preenchidas todas as vagas, poderemos atingir aproximadamente 1500 alunos neste ano”, observou Jonatan. Ele acrescentou que o prefeito fez questão de inaugurar a escola sexta-feira (26) como homenagem à Festa Maína do Frade.

O coordenador de Informática da secretaria de Educação, Carlos d’Ávila, apresentou os instrutores do núcleo. “Os três instrutores do Frade são jovens. Além de jovens, são estudantes do curso de Sistemas de Informações da Faculdade Professor Miguel Ângelo Sllva Santos (FeMASS). São condições ideais para a relação com os alunos mais jovens. A comunicação com os adultos e idosos será facilitada, porque os três vivem aqui há muitos anos e são bem conhecidos da comunidade”, argumentou d’Ávila.

Também participaram da inauguração do núcleo de informática o vereador Paulo Antunes, representando a Câmara Municipal, o sub-secretário de Comunicação Social, representando o secretário Romulo Campos e o responsável pelo setor de marketing da Secom Décio Braga.