A prefeitura inaugura, oficialmente, nesta sexta-feira (14), às 14h, a Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar, localizada na rua São João nº 180, Centro, em frente à praça Veríssimo de Mello. O nome atual da Escola é uma homenagem da prefeitura à educadora.
Segundo a diretora Andréa Mota Pereira, a secretaria de Educação forneceu todo material pedagógico e uniformes para a escola atender aos 307 alunos, divididos em 14 turmas de Ensino Fundamental, em nove salas de aula, dois turnos, de 7h30 às 17h. Trabalham 32 profissionais, entre professores e demais funcionários. Andréa conta que no primeiro ano de funcionamento a escola promoveu vários eventos.
- Dentre os eventos que promovemos, gostaríamos de ressaltar alguns: o seminário “Ambiente Alfabetizador”, realizado em fevereiro, apresentado pela professora alfabetizadora Bernadete Dias Lima, reunindo os professores que atuam no primeiro ano de escolaridade; o teatro de bonecos “História de Sylvia Orthof, apresentado, em março, por Flávio, artista plástico macaense, trabalho que foi reproduzido em sala de aula, através de textos, ilustrações e dramatizações”, ressalta.
Conforme relato de Andréa, a lista de destaques alcança o Historiarte, grupo de contadores de histórias integrado por professores da rede municipal, que se apresentou em abril. A escola festejou a Páscoa e terminou o mês com uma Semana Literária, em que cada turma desenvolveu e apresentou trabalhos em torno de uma obra, através de jograis, dramatizações, encenação teatral e muita música. Em maio, a escola comemorou o Dia das Mães. “Os alunos fizeram trabalhos artesanais para dar de lembrança às mães e apresentaram paródias, teatros, danças, músicas e poesias”.
A diretora adjunta, Giovana Zarur, enfoca que o “Arraiá da Amizade” mobilizou os alunos, pais e funcionários, durante o mês de junho, nos preparativos para a realização da festa, que aconteceu sábado último (08).