logo

Prefeitura inaugura fábrica de tijolos solo-cimento

13/02/2006 18:31:12 - Jornalista: Marilene Carvalho

A prefeitura de Macaé, por intermédio da Empresa de Urbanização, Habitação, Saneamento e Águas (Emhusa), inaugura na próxima quinta-feira, dia 16, às 16h, a Unidade de Produção Habitar, como foi nomeada a fábrica de tijolos de solo-cimento que esteve funcionando durante três meses em caráter experimental. A fábrica está localizada na Av. Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, nº 1.601, no bairro Novo Cavaleiros.

Com forte apelo ecológico, o tijolo de solo-cimento é produzido a partir de um composto químico com argila, cimento e água, dispensando a queima de qualquer natureza. Os tijolos serão destinados, prioritariamente, para a produção de unidades habitacionais de interesse social, visando atender às demandas da Política Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), que está em processo de implantação pelo governo Riverton Mussi.

A Unidade Habitar foi projetada para produzir até 4.500 tijolos/dia, estimando-se a capacidade mensal de 80 mil unidades. “A produção de tijolos será variável inicialmente. A finalidade da fábrica é acompanhar a demanda dos projetos da política habitacional do município, que vai contemplar as famílias com renda de até cinco salários mínimos”, explica o presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira. O governo municipal também vai atender as famílias que hoje ocupam áreas de risco ou de preservação ambiental, que deverão ser realocadas.

No dia da inauguração também será apresentado no local o protótipo de um dos modelos de casas desenvolvidos pela Emhusa, construído com tijolos da própria fábrica e a custo popular. O protótipo servirá de amostra para a população e será utilizado ainda como escritório da Habitar. De acordo com José Cabral, além de produzir casas para atender à prefeitura, a Unidade de Produção tem o propósito de servir de suporte para a auto-sustentação econômica da Emhusa, através da venda direta de tijolos, e à geração de renda através da inserção de trabalhadores na área de construção civil.