Dia 21 de julho, o prefeito Riverton Mussi entrega mais um benefício à população de Macaé, que este mês festeja aniversário de 194 anos. Nesse dia, às 18h, será inaugurada a iluminação da Linha Azul, via expressa de 7,5 quilômetros em pista dupla, que faz parte do Arco Viário do município, ligando a Linha Verde ao bairro da Ajuda. A via recebeu iluminação ornamental em todo o trecho. No local, foram instalados 600 postes, cada um distanciado do outro 300 metros. Nos postes foram empregadas lâmpadas de vapor metálico de 400 wats, com modernas luminárias, que proporcionam grande luminosidade.
Toda população macaense que utiliza a via será beneficiada, tanto os que vêm da Ajuda e localidades situadas nas proximidades em direção à RJ 168, Aroeira ou Linha Verde, como em sentido contrário. Os 600 postes, de 10 anos de garantia, são decorativos, metálicos, galvanizados para melhor resistir à maresia muito comum no município por situar-se em área litorânea.
O secretário de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi ressalta que a Linha Azul vem beneficiando toda a área situada no seu entorno e que a iluminação vai trazer ainda maiores benefícios, como segurança para os motoristas que trafegam a Linha Azul à noite. O secretário ressalta, ainda, que as melhorias na Linha Azul são importantes porque essa via, que já tem ligação com a Linha Verde, será ligada à Avenida Industrial, cujas obras a prefeitura já iniciou para completar o anel viário do município, possibilitando maior rapidez no trânsito da Barra de Macaé e da ponte Ivan Mundim.
Para o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, a iluminação da Linha Azul vai dar maior segurança aos que trafegam por essa avenida à noite. Tadeu destaca que, com a construção da Linha Azul e da Avenida Industrial, obras que já estão bem estão adiantadas, a prefeitura impulsiona ainda mais o crescimento da região cortada por essas importantes avenidas.
– Além de possibilitar maior fluidez no trânsito no Centro, as vias vão impulsionar o crescimento dessa área, com o surgimento de novos loteamentos. A iluminação da Linha Azul é mais um passo que Macaé dá para o crescimento futuro – destacou Tadeu Campos.
Linha Azul – A Linha Azul foi inaugurada pelo prefeito Riverton Mussi em 14 de junho de 2005 e é uma via expressa com 7,5 quilômetros em pista dupla. Liga as regiões Norte e Sul de Macaé, interligada à Linha Verde, desafogando o tráfego no Centro. A Linha Azul é totalmente asfaltada, com sinalização horizontal e sistema de drenagem de águas pluviais.
Utilizando a Linha Azul, quem vem do Rio de Janeiro, pode acessar a RJ 168 e entrar no trevo da Linha Azul, se dirigindo para locais como Aeroporto e Cabiúnas, evitando a passagem pelo Centro. Já quem vem de Campos e do Espírito Santo para acessar as empresas offshore de Novo Cavaleiros e do Parque de Tubos, em Imboassica, entra na Rodovia Amaral Peixoto, em seguida, Linha Azul, Linha Verde e acessa as empresas.
A Linha Azul também beneficia o fluxo interno da cidade para quem precisa se deslocar para Lagomar e Barreto. Com a construção da Avenida Industrial, como um prolongamento da Linha Azul, estão sendo criados os meios para a cidade ter as saídas necessárias e para que o município possa se expandir.