O prefeito Riverton Mussi inaugurou na manhã desta quinta-feira (13), a nova Unidade Básica de Saúde da Barra de Macaé. Além das sedes administrativas da secretaria Executiva de Interior e do Setor Vinho. As instituições funcionam anexas a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape). O prefeito foi à inauguração acompanhado da primeira-dama, Márcia Moraes.
Durante a solenidade de inauguração, que contou com a presença de dezenas de pessoas de diversos bairros, Riverton Mussi anunciou várias obras e projetos que atenderão as comunidades dos bairros da Barra e adjacências. Entre as obras está a conclusão da duplicação da adutora de água do município. O projeto é uma parceria da prefeitura com a Nova Cedae e vai atender a 25 mil habitantes que não contavam com a rede da Cedae.
- O aumento do abastecimento de água vai beneficiar, logo no início, os bairros de Nova Holanda, Barra, Fronteira, Malvinas, Nova Esperança, Ajuda (de Baixo, de Cima, Planalto), Recanto da Paz, Barreto, Engenho da Praia e Lagomar. Em seguida, Imbetiba, Praia Campista, Cavaleiros e demais bairros serão atendidos - disse.
Na área da cultura o programa Art Luz, na Fronteira, ganhará um novo espaço, onde serão ampliados os números de vagas e de projetos. O espaço que hoje abriga o terminal rodoviário da Barra será transformado num Centro Cultural com escolas de teatro e música, apresentação de shows e cinema, entre outras atividades.
No setor de infra-estrutura o prefeito falou que será dada continuidade ao projeto Bairro Feliz. O bairro da Fronteira foi o primeiro a ser contemplado, onde 300 casas já foram reformadas. Estão previstas também obras de urbanização e recuperação da praça do Mirante dos Navegantes e a São João Batista, todas executadas por servidores municipais.
Riverton falou ainda que, provavelmente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participe da solenidade de entrega, no mês de maio, dos 750 apartamentos que foram construídos dentro do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), uma parceria da prefeitura com a Caixa Econômica Federal.
Saúde - Na oportunidade, o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, ressaltou que a inauguração da nova unidade é um presente para as mulheres. A unidade, além de abrigar os serviços do Núcleo de Atendimento à Mulher com prioridade para os serviços de planejamento familiar, conta com odontologia e pediatria.
- Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade e o número de atendimentos, como também ampliar a oferta de serviços, proporcionando integralidade às ações de saúde - frisou o secretário, lembrando que a nova unidade já está em funcionamento.
Representando o legislativo macaense a vereadora Marilena Garcia elogiou a iniciativa do prefeito Riverton Mussi por fazer uma gestão voltada para a necessidade da população. “O bom administrador é aquele que administra no dia-a-dia, atuando diretamente em todas as comunidades”, disse agradecendo o novo espaço dedicado a mulher. “O que queremos é que a rede pública de saúde atenda com justiça, humanidade e de forma eficiente às mulheres macaenses de todas as faixas etárias, em todas as necessidades”, completou.
De acordo com dados da Secretaria especial de Saúde (Semusa), foram realizadas em 2007, 47 mil consultas ginecológicas, 14.200 preventivos, 14 mil consultas de pré-natal sendo 1.300 de alto risco, 3.156 partos, sendo 729 de gestantes de outros municípios.
A população da Barra e dos bairros próximos conta com uma vasta rede de serviços de saúde. A nova Unidade Básica de Saúde irá se integrar às unidades do Programa Saúde da Família (PSF) da Barra/Brasília, Fronteira A e B, Nova Holanda A e B, Nova Esperança, e os postos da Barra e do Aeroporto, além do Pronto Socorro do Aeroporto.
Também estiveram presentes à inauguração secretários municipais, coordenadores de saúde, presidentes de associações de moradores, entre outros.