Com uma política de saúde dinâmica, visando o acesso a um número cada vez maior de serviços especializados, a prefeitura de Macaé inaugura, no dia 9 de maio, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A nova unidade funcionará com atendimento de emergência 24 horas e ambulatório, e está localizada na rua Antero Perlingeiro, no Centro.
A equipe técnica da Coordenação de Saúde Bucal, já está acertando os últimos detalhes para a inauguração e funcionamento do CEO. Nesta segunda-feira (5), foram realizados os testes nos equipamentos.
De acordo com o secretário executivo de Saúde, Paulo Seady, a grande novidade do Centro de Especialidades Odontológicas é a implantação do primeiro laboratório público de prótese da região. “O nosso objetivo é agilizar a confecção e a entrega da prótese para os nossos pacientes”, frisa.
O CEO contará com equipe técnica especializada que atenderá as necessidades dos usuários. Estarão de plantão as especialidades de odontopediatria, periodontia, cirurgia bucomaxilo, endodontia e estomatologia, com um trabalho preventivo de lesões pré e cancerígenas da boca. A unidade também terá atendimento especial para portadores de necessidades.
A unidade contará ainda com a parceria da Coordenação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para tratamento de reabilitação facial dos pacientes. Paulo acrescenta que outra parceria será com a equipe de fonoaudiologia. “O cidadão macaense terá uma unidade de referência que oferecerá atendimento integral, resolutivo e de qualidade”, acrescenta.
O coordenador de Saúde Bucal, Júlio César, lembra que, atualmente, a referência no atendimento odontológico 24 horas é Pronto Socorro Odontológico, situado na Rua Euzébio de Queiroz, que será desativo. “Iremos transferir os serviços e criar outros, os pacientes e profissionais ficarão melhor acomodados com esta nova estrutura”, garante.
Prevenção – Na área de prevenção o Centro de Especialidades Odontológicas terá técnicos de higiene dental que farão um trabalho educativo com os estudantes da rede municipal de educação. Serão desenvolvidas diversas atividades lúdicas, palestras, além de escovação e aplicação de flúor.
Já na sala de espera os pacientes poderão assistir vídeos educativos sobre os cuidados com a higiene bucal e os técnicos também estarão tirando as dúvidas dos usuários.
Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 45 unidades odontológicas sendo uma móvel e três com atendimento 24 horas e 51 consultórios. De acordo com Paulo por mês são realizados aproximadamente 50 mil procedimentos, entre ambulatório (22.500) e odontologia preventiva e coletiva (26.600).