O espaço vai funcionar no Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho
Dentro da proposta de ampliar os serviços na área da saúde com um atendimento humanizado, visando à qualidade de vida dos usuários, a Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria de Saúde inaugura, no próximo dia 04 de junho, às 10h, o serviço de Fisioterapia Pélvica da Mulher (Fipem).
O serviço, que será oferecido no Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho, tem o objetivo atender mulheres que necessitam de tratamento em patologias como: incontinência urinária, prolapso pélvico, dispareunia, vaginismo, síndrome da bexiga hiperativa (SBH), síndrome da dor pélvica, incontinência urinária entre outras.
O chefe da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, David Teixeira, explica que a fisioterapia pélvica é uma especialidade da fisioterapia que se concentra no tratamento de disfunções musculoesqueléticas, neuromusculares e viscerais na região pélvica.
David acrescenta que a prevalência de disfunções do assoalho pélvico no Brasil é de aproximadamente 67,7%, de acordo com estudos publicados.
“As usuárias irão contar com fisioterapeutas pós-graduadas na área. Os encaminhamentos deverão ser realizados por médicos urologistas e ginecologista da rede municipal de saúde.”, disse.
No serviço de tratamento fisioterapêutico serão utilizadas técnicas como fortalecimento específico dos músculos do assoalho pélvico; biofeedback; exercícios de alongamento e relaxamento; terapia manual, exercícios gerais de condicionamento e orientações.
“A criação do Serviço Ambulatorial de Fisioterapia Pélvica na Rede Municipal de Saúde, em um centro de reabilitação de referência, como o Dona Sid Carvalho, segue os preceitos de humanização próprios ao sistema, com o objetivo de melhorar o atendimento ao usuário do SUS e oferecer ao paciente uma assistência de qualidade, de forma integral e com altas evidências científicas de melhora”, afirmou.