Foto: Divulgação
Programação começa nesta segunda-feira com uma mini-cidade no Centro de Conevções
De 18 a 25 de setembro acontece em todo o país a Semana Nacional do Trânsito 2011 e, em Macaé, a programação começa na próxima segunda-feira (12) em uma ação da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Seguradora Porto Seguro. No Centro de Convenções Roberto Marinho, será montada a “Cidade Portinho”, uma cidade em miniatura totalmente preparada para a conscientização da segurança viária.
De segunda a sexta-feira, cerca de 700 alunos com idade de cinco a 11 anos da rede municipal de ensino participarão de diversas atividades realizadas na “Cidade Portinho”, uma área com 300 metros quadrados de estrutura inflável, com sinalização semelhante a uma cidade de verdade, com cruzamentos, faixas de pedestres, semáforos, além da cenografia lúdica com escolas, prédios, bancas de jornal, entre outros. Nesse espaço as crianças aprendem, por meio de aulas práticas, o seu papel de cidadão no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou futuro motorista.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, destaca a importância de se promover a responsabilidade e o compromisso em relação ao trânsito para crianças e garantir assim a formação de multiplicadores de boas ações, além de prepará-las desde cedo para serem motoristas conscientes.
- Além de educar crianças, as atividades também educam os pais – os motoristas. A “brincadeira” passa a ser o aprendizado que a criança transmite ao adulto, quando o policia no volante, chamando sua atenção para os erros que aprendeu.
A Cidade Portinho percorre todo o Brasil com uma estrutura itinerante, e em dez anos já atendeu a mais de 300 mil crianças em mais de 80 cidades. Os participantes aprendem na teoria e na prática a respeitar as regras de trânsito com palestras, vídeos educativos e aulas com bicicletas e equipamentos de segurança. No final do passeio, as crianças recebem um livro com atividades, a carteira de motorista mirim e um bloquinho de multas para aplicar os ensinamentos aprendidos.