
Com a proposta de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e da Aids, além de reforçar o combate ao estigma envolvendo as pessoas que vivem com o vírus, a Prefeitura de Macaé dará início no dia 3 de dezembro às ações da campanha “Dezembro Vermelho”. As atividades são coordenadas pelo Programa IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora do programa, Sandra Barcelos, destaca que o trabalho de prevenção é realizado o ano inteiro, mas ganha reforço durante a mobilização nacional de dezembro.
“Ao longo do ano desenvolvemos uma série de atividades e serviços voltados à prevenção e ao controle das infecções sexualmente transmissíveis e da Aids. Neste período intensificamos essas ações com uma programação ampla, mobilizando a sociedade e divulgando os serviços disponíveis na rede municipal”, afirmou.
“A campanha incentiva o diagnóstico precoce e combate o estigma, promovendo os direitos humanos das pessoas que convivem com o HIV e outras ISTs. É um convite para que a população adote práticas seguras e solidárias, reforçando que informação e cuidado são armas essenciais contra a discriminação e o avanço das infecções”, completou.