Foto: Arquivo Secom
Cadastro é somente para os alunos novos e começa nesta terça-feira, na Central da Gratuidade.
Com o objetivo de melhor atender os interesses dos estudantes do município, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Central da Gratuidade, decidiu antecipar o cadastramento do passe escolar para a primeira semana de janeiro. Apenas os novos alunos matriculados na rede é que precisarão fazer o cadastro que vai do dia 3 até o dia 13 de janeiro, para os alunos matriculados na primeira fase. Entre os dias 16 a 23 de janeiro serão atendidos os alunos da 2ª fase da matrícula.
O atendimento acontece na Central da Gratuidade, que funciona na Estação Ferroviária, ao lado do Centro de Treinamento (CT), das 8h às 16h, e é restrito apenas para novas matrículas. Alunos que já possuem o passe terão os créditos recarregados automaticamente.
Desde o ano passado, os alunos da rede pública já estão com o passe na forma de cartão, que traz muito mais comodidade, conforto e segurança para o aluno porque é recarregado automaticamente. O procedimento rigoroso é justamente para dar segurança ao estudante que terá seu direito assegurado. Se o aluno perder, ou for roubado, é só avisar que o cancelamento será feito on-line.
De acordo com a coordenadora da Central da Gratuidade do Passe Escolar, Maria da Penha Fernandez, a distribuição do passe escolar atende à Lei 2.237, de 2002 e atende a mais de 20 mil alunos da rede de ensino de Macaé.
- O cadastro é feito por um sistema online, sendo preciso apresentar declaração original de matrícula da direção da escola preenchida com a assinatura da diretora, carimbo do colégio e carimbo da própria diretora. Além disso, é preciso levar comprovante de residência e certidão de nascimento ou carteira de identidade. A foto do estudante é tirada no próprio local, informa Penha.
As declarações que estejam em outro formato, ou mesmo cópia, não serão aceitas, fazendo assim com que todo o processo de confecção do passe seja atrasado, causando transtorno desnecessário ao aluno. Vale ressaltar que os motoristas e trocadores estão orientados a só permitirem a passagem pela roleta de quem estiver devidamente uniformizado.
Cuidados com o Passe Escolar
Alguns cuidados são fundamentais para evitar danos e manter bom funcionamento do cartão eletrônico que é composto por um chip, recarregado automaticamente todos os meses, durante o período letivo:
- Não colocar o cartão sobre campos magnéticos (ímãs, aparelhos de som, TV e etc.);
- Não molhar e nem expor ao sol ou calor;
- Não dobrar ou cortar partes do cartão;
- Não colar adesivos.