logo

Prefeitura inicia contato com autoridades de Santa Lúcia

01/06/2007 18:22:52 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé iniciou os primeiros contatos com autoridades do país de Santa Lúcia. Cada uma das 42 cidades anfitriãs do Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007 se tornará, simbolicamente um Comitê Olímpico Nacional dos países participantes dos Jogos. Macaé foi escolhida para representar o país de Santa Lúcia, uma ilha vulcânica com 160 mil habitantes, banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar do Caribe, com uma área de 616 km2, dos quais 606 são de terra firme, a língua oficial é o inglês.

- Já entramos em contato com autoridades do país para podermos ter algum representante na cidade durante o revezamento da tocha em Macaé. A finalidade é identificar as características culturais e históricas do país que Macaé vai representar. Isso estreitará os laços entre o município e Santa Lúcia, para um maior conhecimento do país e das modalidades que o país irá disputar no Pan do Rio - observou o subsecretário de Comunicação Social, Décio Braga.

A iniciativa do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-Rio) visa fortalecer o espírito de integração entre todos os países envolvidos. Cada cidade anfitriã do Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007, se tornará, simbolicamente, representante dos países participantes dos Jogos. Macaé foi selecionada para representar o país de Santa Lúcia, ilha vulcânica banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar do Caribe. Isso permitirá a divulgação da cultura e da história das Américas para o público brasileiro.

A Chama Pan-americana será acesa na próxima segunda-feira (04), nas Pirâmides de Teotihuacán, no México. Na terça-feira (05), a chama chega ao Brasil para acender a tocha e dar início ao revezamento, em Santa Cruz Cabrália (BA). A Tocha percorrerá as 27 capitais brasileiras e outras 24 localidades do País, totalizando 51 pontos de passagem. Cerca de três mil pessoas, entre atletas e personalidades, conduzirão a Tocha Pan-americana Rio 2007. Cada condutor percorrerá um trecho de 400m, em comboio pelas ruas das localidades participantes do Revezamento.

- A Força Tarefa de Macaé já iniciou a identificação e montagem da lista dos possíveis condutores do revezamento da tocha na cidade, explicou o presidente da Fundação de Esporte de Macaé e um dos coordenadores da Força Tarefa, Alex Moraes. Em breve, a Força Tarefa de Macaé, responsável pela organização do evento na cidade, divulgará o nome dos condutores da tocha. O trajeto ainda aguarda aprovação do Co-Rio

O primeiro condutor do revezamento da tocha será o carioca Wilson Gomes Carneiro, 77 anos, primeiro medalhista individual brasileiro em Jogos Pan-americanos, conquistado em Buenos Aires, na Argentina, em 1951. O segundo condutor da tocha será o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira, Giovanni Gavio. O revezamento da tocha passará por Macaé no dia 11 de julho. Em breve, a Força Tarefa de Macaé, responsável pela organização do evento na cidade, divulgará o trajeto e o nome dos condutores da tocha.