logo

Prefeitura inicia curso preparatório para seleção do Prominp

04/01/2008 17:43:44 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé inicia na próxima terça-feira (8) curso preparatório gratuito visando ao processo seletivo para os cursos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), coordenado pelo Ministério das Minas e da Energia (MME) e Petrobras. Os cursos são direcionados aos jovens inscritos nos Programas Sem Fronteiras e Programa Macaé de Primeiro Emprego - PMPE / Projeto Juventude Cidadã.

As aulas serão realizadas nos meses de janeiro e fevereiro na Incubadora de Empreendimentos da secretaria Executiva de Trabalho e Renda, nos turnos da manhã, tarde e noite. Cada turma terá 25 alunos. As matérias abordadas no curso serão de português e matemática. “É mais uma ação da prefeitura que visa à inserção dos jovens do município no mercado de trabalho de Macaé. O objetivo é oportunizar qualificação profissional, para que a população macaense possa conquistar as vagas oferecidas pelas empresas instaladas na cidade”, observou o prefeito Riverton Mussi.

O Prominp está disponibilizando para Macaé 3,8 mil vagas para 24 cursos gratuitos de nível básico, médio e técnico. Os alunos passarão por prova seletiva, elaborada pela Cesgranrio, com questões de português e matemática. A idade mínima para os interessados em participar dos cursos é de 18 anos. Os alunos aprovados receberão bolsa auxílio de R$ 300 a R$ 900. Saloneiro, cozinheiro, operador de movimentação de cargas, auxiliar de plataforma, comissário, são alguns dos cursos que serão oferecidos.

- A prefeitura estuda ainda a possibilidade de expandir esse curso preparatório visando ao processo seletivo do Prominp, para um número maior de pessoas, ainda no mês de janeiro – anunciou o secretário Executivo de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.

O objetivo do Prominp é capacitar, gratuitamente, mão-de-obra especializada em 163 categorias profissionais consideradas críticas para o setor de petróleo e gás, ou seja, categorias com disponibilidade de mão-de-obra bem inferior à demanda do setor. Mais informações no site www.prominp.com.br.

Incubadora de Empreendimentos

A legislação da Incubadora de Empreendimentos, da prefeitura de Macaé, também terá sua legislação modificada e suas atribuições serão ampliadas no sentido de apoiar os grupos produtivos e demais artesãos da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, nesta sexta-feira (4), durante reunião com o secretário de Trabalho e Renda.

- A prefeitura pretende fazer da Incubadora uma espécie de referência no trabalho de Economia Popular Solidária (EcoPopSol), para divulgação dos trabalhos dos grupos produtivos, funcionando como um local de referência turística – destacou Riverton Mussi, acrescentando que a Incubadora sediará o Encontro Macaense de EcoPopSol no dia 19 de fevereiro, das 13h às 17h. O evento discutirá a política municipal de economia solidária e oportunidades de melhoria.

Bendizia

A prefeitura de Macaé também pretende iniciar ações conjuntas com a Associação de Moradores do Assentamento da Bendizia, na Bicuda, com o objetivo de gerar mais oportunidades de trabalho e renda na região. O projeto será desenvolvido em um prédio disponibilizado pelo Conselho Municipal do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “A intenção é promover atividades que dêem retorno financeiro à população local”, explicou o secretário de Trabalho e Renda.

Feira Social do Sana

A prefeitura também está dando continuidade às obras da Feira Social de Interação do Sana, localizada em um espaço físico no centro do Arraial do Sana. O objetivo é promover a comercialização de produtos locais, valorizando os talentos da região. A feira visa a fomentar o comércio de artesanato local, dando oportunidade do artesão ampliar suas atividades e comercializar os produtos para os turistas.

A feira terá 20 estandes onde expositores poderão alternar sua participação de acordo com a demanda. Um anfiteatro, palco para shows e salão para eventos serão instalados no local da feira.

Aproveitando também a realização de Congressos, Fóruns e eventos em geral, a Semtre continuará em 2008, incentivando o trabalho dos grupos produtivos apoiados pela Incubadora de Empreendimentos. Nesta sexta-feira (4), seis grupos produtivos participaram da Feira Social de Trabalho e Renda, realizada na Praça Washington Luiz, aproveitando a permanência do Caminhão da Sorte das Loterias da Caixa.

Prossol

As obras no prédio onde funcionava a secretaria Especial de Fazenda para abrigar o Centro de Qualificação Profissional Social e Solidária (ProSSol) e a Caet já estão em fase de execução. A estrutura localizada no centro da cidade, na rua Doutor Télio Barreto, abrigará 22 salas para realização de cursos e sala de informática que será instalada em parceria com a secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia para cursos específicos. Todas as instalações serão adaptadas para portadores de necessidades especiais.