Foto: Guga Malheiros
A expectativa é que as obras terminem em dezembro.
Uma contribuição para o meio ambiente. Com as obras de implantação da rede de esgoto da Praia Campista, a Prefeitura de Macaé, por meio da Empresa Municipal de Saneamento (Esane), irá resolver o saneamento de quatro bairros do município. Serão beneficiados a Praia Campista, Cavaleiros, Morada das Garças e Vivendas da Lagoa. Já começaram a ser assentados cerca de 2.400 metros de rede.
De acordo com o presidente da Esane, Marcos Túlio Aguiar, os serviços incluem a construção de quatro elevatórias com 380 ligações de esgoto aos imóveis localizados nesses bairros.
- Com isso a Prefeitura completa todo saneamento desde o viaduto da Praia Campista até o final da Morada das Garças. Essa obra é fundamental para o meio ambiente, pois sem ela os imóveis dessas localidades precisam ter fossas e sumidouros, atingindo assim o lençol freático, além de contaminar a Praia dos Cavaleiros e Lagoa de Imboassica -, acrescentou Marcos Túlio.
A rede de esgoto terá tubulações com diâmetro de 150 milímetros em 1.700 metros, 288 milímetros em 200 metros e 300 milímetros em 1400 metros. A expectativa é que as obras terminem em dezembro.
Com a rede será possível levar todo o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central, localizada na Linha Verde, que está sendo reformulada.
- Essa rede é uma reivindicação antiga dos proprietários dos imóveis e também de ambientalistas. A Prefeitura está completando um ciclo de três anos de obras para melhorar o saneamento da cidade -, disse o presidente da Esane.