A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) começou nesta sexta-feira hoje (6) obras no bairro da Piracema. As ruas principais estão recebendo barro e solo brita, o que evitará a formação de lama durante os dias de chuva e possibilitará o acesso de uma linha de ônibus para atender à comunidade. Atualmente os moradores têm que caminhar cerca de 30 minutos até o ponto mais próximo de ônibus.
O secretário de Serviços Públicos, Delorme Ramos, ressalta a necessidade da prefeitura de Macaé estar atendendo aos bairros que apresentam mais carências. “Estamos minimizando o problema da água abastecendo diariamente as duas caixas d’águas comunitárias. Agora, começamos a melhorar as condições de acesso colocando o barro e o solo brita. Com isso poderemos colocar uma linha de ônibus para os moradores”, disse. O próximo bairro atendido será o Águas Maravilhosas.
O presidente da Associação de Moradores do bairro, Nei Conceição Barros, o Nei da Piracema já tem 460 famílias cadastradas que moram no bairro, e, ficou satisfeito com o início das obras. Segundo ele, os maiores problemas são a falta de energia elétrica e de um ônibus para servir à comunidade.
- Ontem o secretário de serviços públicos falou que ia voltar, e hoje as máquinas já estão aqui trabalhando. Em relação à luz, nós já encaminhamos o projeto e o orçamento para a Ampla, estamos esperando uma solução - afirmou Nei.
A Secretaria de Serviços Públicos vai instalar mais duas caixas d’águas comunitárias no bairro da Piracema. Ao todo serão quatro caixas, cada uma com capacidade para armazenar cinco mil litros.
- Nós distribuímos 180 mil litros de água por dia nos bairros onde há carência. Esse número vai aumentar para mais 135 mil litros, com a chegada de mais três novos caminhões – acrescentou o secretário de Serviços Públicos, Delorme Ramos.
Os moradores aprovaram as ações da prefeitura em relação ao fornecimento de água e as obras no acesso ao bairro. Manoel Vilarindo da Silva, 32, é pintor e mora no bairro há mais de um ano. Ele é casado e tem quatro filhos. Como os outros moradores, ficou contente com as melhorias que estão sendo feitas no bairro da Piracema.
- A água que nós temos em casa é de poço, por isso, essa água fornecida da prefeitura é para a gente cozinhar e beber. Antes eu tinha que comprar. Será ótimo se a prefeitura conseguir colocar condução para a gente, afirmou Manoel.