Registrar na história toda riqueza do carnaval de Macaé. Com esta proposta a prefeitura, por meio da secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) e da Executiva de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), se une à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) para iniciar pesquisa de grande importância para o município. O arquivo, quando finalizado, será entregue a Liesa para entrar no acervo da Liga.
No acordo, selado durante visita de representantes da prefeitura e da Liesa, ambos se comprometeram a colocar no acervo histórico da Liga, a história do carnaval do município. O espaço, dedicado ao carnaval, é disponibilizado a todos que buscam sobre o assunto. Com a inserção da pesquisa sobre a linha carnavalesca do município e suas escolas, todos saberão que não é apenas a capital que possui uma cultura de carnaval, mas também a região dos Lagos.
Segundo o secretário Executivo de Comunicação Social, Décio Braga, a participação da população na pesquisa é fundamental. “Vamos buscar a história de cada uma das escolas de samba do município; fazer levantamentos de fotos, croquis de fantasias, enredos e demais peças que demonstrem a história do carnaval de Macaé. Pedimos às pessoas que tiverem alguma foto, ou qualquer conteúdo que acrescente à pesquisa, que procure a secretaria de Acervo e Patrimônio histórico (Semaph). Todo o material será analisado, escaneado e devolvido ao respectivo dono”, ressalta Décio.
A Semaph fica na Rua Conde de Araruama, nº 248, Solar dos Mellos. Informações pelos telefones: 2772-6764, falar com Décio (secretaria de Comunicação); ou 2759-5049 (semaph).
Liesa - A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), inaugurou o Centro de Memória do Carnaval em agosto de 2004, com o objetivo de proporcionar um espaço de pesquisa para estudantes e amantes da história do carnaval, no Brasil e em alguns países. O centro dispõe de sala de projeção, duas salas para arquivos do Departamento Cultural e Núcleo de Informática para consulta e organização do banco de dados.