Prefeitura inicia recuperação do Hospital Madre Tereza de Calcutá

22/09/2014 10:27:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Obras de reforma das enfermarias contam com 18 profissionais

O Hospital Madre Tereza de Calcutá, em Imbetiba, já começou a ser recuperado. A Secretaria de Saúde irá reativar a unidade para atendimento aos pacientes idosos com doenças crônicas e degenerativas que, atualmente, ocupam os leitos do Pronto Socorro Municipal, que funciona no mesmo bairro.

O Pronto Socorro Municipal conta com enfermarias feminino e masculino e um total de 18 leitos. Com a reforma do anexo, a unidade terá 24 leitos, seis deles destinados somente aos idosos.

As obras de reforma das enfermarias contam com 18 profissionais entre pedreiros, pintores, eletricistas, bombeiros, ajudantes e encarregados. Todos trabalham de acordo com as exigências da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa-Macaé).

- Estas pessoas, em muitos casos, precisam de uma internação mais longa e de cuidados especiais. Agora terão um atendimento diferenciado. O hospital já foi referência no atendimento ao idoso na década de 80 e estamos voltando para sua missão -, disse o secretário de Saúde, Pedro Reis.

Além das enfermarias, a unidade anexa terá posto de enfermagem, consultório médico, sala de curativo, depósito de material de limpeza, sala de resíduo comum e contaminado.

A diretora administrativa do Pronto Socorro Municipal, Ana Faber, acrescenta que a média de permanência do paciente idoso é de 20 a 25 dias.

O Pronto Socorro Municipal tem também setor de politrauma para pacientes mais graves com três leitos, além de salas de sutura, hidratação, eletrocardiograma, coleta de sangue, laboratório e três consultórios.


Fotos Relacionadas