logo

Prefeitura instala bomba de sucção no Barreto

06/03/2008 15:10:06 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A Prefeitura de Macaé e a secretaria executiva de Obras (Semob) voltam a intervir no bairro São José do Barreto, nas ruas C e B, para acabar com os alagamentos, constantes quando chove. Em 2007, a Semob realizou a instalação de rede pluvial e de esgoto nas ruas, para solucionar a questão dos alagamentos. As obras foram realizadas para atender a solicitações de moradores.

Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, quando foram instaladas as novas redes, como a rua tinha uma cota muito baixa, foi preciso solicitar permissão dos proprietários de terrenos nas proximidades, para escoar as águas pluviais. O problema parecia resolvido, mas não foi isso que aconteceu.

- Estudamos as razões dos alagamentos, principalmente na esquina da Rua B com a Rua C. Como as ruas se situam em área mais baixa, solicitamos a permissão dos proprietários do terreno próximo para direcionar a saída de água. Acontece que, nas chuvas de janeiro, a área voltou a ser alagada e constatamos que o local usado para o escoamento foi fechado. Aí, para resolver o problema, resolvemos instalar aqui uma bomba de sucção, como a que foi colocada nas Malvinas também para solucionar os alagamentos, e, através de tubulações, direcionamos o escoamento para o Canal Macaé/Campos que passa nas proximidades. Agora, com a bomba funcionando, as ruas deixarão de alagar”, diz Tadeu Campos.

Júlio Cesar, morador da casa 259, que fica na esquina da Rua C com a Rua B, fala que ao voltar a sofrer com os alagamentos, em janeiro, procurou o prefeito Riverton Mussi e o secretário de Obras, Tadeu Campos, reivindicando nova intervenção nas ruas. “Fui prontamente atendido e as obras começaram logo. Estou contente com a obra”.

O vice-presidente da Associação de Moradores do São José do Barreto, Jobel Marcelino Pinto, colocou a satisfação da comunidade com o atendimento à reivindicação. “Os moradores estão felizes, com a atenção da prefeitura dispensada ao bairro”, ressalta.

Para resolver a questão, a Semob instalou uma caixa coletora na esquina da Rua D, e uma bomba ABS 850t, uma bomba sapo com potência de kw3, que funciona em sistema de bóia e é ligada automaticamente quando a água da caixa chega ao nível da bóia, escoando a água para as tubulações de PVC de 100 milímetros, instaladas a partir da esquina das ruas C e B. A tubulação leva a água escoada em direção ao Canal Macaé/Campos, que passa nas proximidades. A Semob está refazendo o calçamento retirado para a instalação das tubulações.