logo

Prefeitura instala equipamentos para inauguração do novo Centro Municipal de Reabilitação

15/01/2008 15:04:18 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A equipe da coordenação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da secretaria Especial de Saúde de Macaé trabalha em ritmo acelerado para a inauguração, no próximo mês, do novo Centro Municipal de Reabilitação, no bairro Miramar. A unidade faz parte dos projetos do governo Riverton Mussi de implementação de uma bem estruturada rede de saúde.

O secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady e a coordenadora do programa a fisioterapeuta, Jussara Natalino, estiveram na manhã desta terça-feira, na sede da unidade, para acertar alguns detalhes e se reunir com a equipe. “Além de oferecer mais conforto aos usuários, o Centro contará com novos serviços”, garantem.

O Centro Municipal de Reabilitação irá abrigar os serviços de fisioterapia realizados no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos, além dos novos programas como o de fisioterapia respiratória, reabilitação vestibular e ATM (articulação temporo mandibular) em parceria com a coordenação de Saúde Bucal, RPG (Reeducação Postural Global), hidrocinesioterapia, como também atendimento fonoaudiológico e psicológico.

Segundo Jussara, também será implantado o trabalho de reeducação postural para os servidores municipais e ampliado o projeto Ergo Escola, de avaliação postural e de tratamento com os alunos da rede municipal de educação e o programa de ergonomia e ginástica laboral.

O secretário lembrou que outro trabalho pioneiro que será implementado é o atendimento fisioterápico aos pacientes com hanseníase e de drenagem linfática aos pacientes oncológicos. A unidade contará com sete consultórios, duas salas de cinesioterapia, piscina para tratamento de reabilitação pós-trauma, entre outros.

De acordo com dados da Semusa, são realizados aproximadamente cinco mil atendimentos na área de fisioterapia. Com o funcionamento do Centro Municipal de Reabilitação este número deverá dobrar. Atualmente, a coordenação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional conta com 66 fisioterapeutas atuando nas unidades e mais 28 no Programa Saúde da Família (PSF).