A secretaria Especial de Saúde de Macaé está implementando diversas ações visando a ampliação e melhoria da qualidade dos serviços, através da execução de obras de reforma, adaptação e construção de novas unidades. Dentre os projetos em andamento estão as Unidades de Emergências Pediátricas e a do Programa Saúde da Família do bairro Cajueiros.
As obras da Unidade de Emergências Pediátricas, que funcionará na sede do antigo Fórum, continuam em ritmo acelerado, após a conclusão da parte de alvenaria na área interna da unidade, foram iniciadas a instalação da rede elétrica e a construção do depósito de resíduos.
De acordo com o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, dentro de duas semanas será iniciada a instalação hidráulica e posteriormente de gases (oxigênio e gás medicinal). “A previsão é de que as obras sejam concluídas na primeira quinzena de outubro, quando se dará início o processo de licitação dos equipamentos para montagem da unidade”, ressaltou.
Dentro do projeto, estão previstos a instalação de seis consultórios, quatro enfermarias com um total de 28 leitos, sendo três para observação e dois para isolamento e sala de procedimentos invasivos.
A unidade também contará com salas de nebulização, imunização, curativos, posto de coleta, raio X e setores administrativo e de apoio. Anexo ao prédio, será construída a cozinha, refeitório, lactário e farmácia.
PSF - A nova unidade do PSF Cajueiros, possui 478 metros quadrados, divididos em dois pavimentos. Além dos serviços de fisioterapia, clínica geral, enfermagem e odontologia, a comunidade contará com atendimento de pediatria, ginecologia e a implantação do projeto Farmácia do Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde.
Paulo acrescenta que o objetivo é oferecer cada vez mais serviços, dando desta forma um atendimento integral e resolutivo aos usuários. A unidade contará com três consultórios médicos, duas recepções, um consultório odontológico, sala e consultório de fisioterapia, enfermagem e auditório com capacidade para 60 pessoas.