Foto: Assessoria Mobilidade Urbana
Foram instaladas placas de advertência nos dois sentidos da RJ-106
A Prefeitura de Macaé instalou mais placas inovadoras de advertência de animais silvestres, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), nesta terça-feira (25). O objetivo é alertar e chamar a atenção para a travessia de capivaras, próximo à Lagoa de Imboassica, para que os condutores reduzam a velocidade no local, evitando possíveis acidentes ou atropelamento destes animais.
Foram instaladas placas de advertência nos dois sentidos da RJ-106: nos trevos da Lagoa de Imboassica e da Estrada do Mutum (antiga churrascaria Galope).
A confecção das placas foi feita pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e instalada pela equipe de Engenharia de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana. O objetivo é despertar a atenção da população para que reduza a velocidade nestes locais que é utilizado como travessia pelas capivaras.
“Essa sinalização no entorno da Lagoa de Imboassica pode contribuir para evitar atropelamentos das capivaras, preservando essa espécie que habita a área", destacou o Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna.
As capivaras têm como habitat a região da Lagoa de Imboassica e fazem o trajeto para o Vale Encantado periodicamente. Por isso, a necessidade de proteger a espécie, nos dois sentidos da via. Esses animais vivem sempre em locais próximos à água, como regiões onde há rios ou córregos, e destacam-se por serem os maiores roedores do mundo.
"A finalidade é chamar a atenção sobre a presença desses animais na via, para que os condutores reduzam a velocidade. O objetivo é evitar possíveis acidentes", explica o Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.