A prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Obras (Semob), concluiu a construção de 300 metros de rede de drenagem e esgoto na subida do viaduto, em trecho localizado na Avenida Rui Barbosa, entre as ruas dos Professores e da Honda. A nova rede será ligada às redes já existentes no local.
Segundo informações do assessor da Semob, Marcelo Mussi, a secretaria aproveitou a vala que a Cedae abriu na avenida para atender a empreendimento no local e construiu as redes de esgotamento sanitário. Concluída a instalação dessas redes, a secretaria vai refazer o asfaltamento do trecho.
- Não efetuamos o reparo no asfaltamento da avenida quando concluímos a instalação das tubulações porque dependíamos de teste de carga da Cedae para a instalação de hidrômetro. Esse teste já foi feito e ainda esta semana, se não chover, o asfalto do trecho será regularizado, como fizemos no trecho entre a Rua dos Professores e a entrada da Petrobras –, disse Marcelo Mussi.
O assessor informou, ainda, que o conserto no asfalto teria que ser feito pela Cedae, porque foi a companhia que abriu a vala na avenida para a instalação da rede de água. Como a secretaria precisava fazer as redes de drenagem e esgoto para atender a comunidade, aproveitou que a vala estava aberta, e propôs uma parceria com a Companhia Estadual de Água e Esgoto, se comprometendo a regularizar o asfalto da área.
Parceria não funciona no Lagomar
Essa parceria com a Cedae foi a mesma proposta pela prefeitura no Lagomar. Neste bairro, as ruas estão sendo abertas para a instalação das tubulações de drenagem e esgoto, obras que fazem parte do Projeto Lagomar. A prefeitura propôs que companhia estadual aproveitasse as ruas já abertas, antes de serem asfaltadas, para a instalação de suas redes de água. A prefeitura já concluiu a instalação das tubulações em grande parte das ruas, iniciou o asfaltamento de algumas ruas e a companhia não se posicionou. Neste caso, as ruas do bairro terão de ser reabertas quando a Cedae for instalar suas redes, causando novos transtornos à população.