Prefeitura institui programa social voltado para os jovens

19/01/2007 14:22:04 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Aprovado pela Câmara Municipal de Macaé e sancionado pelo prefeito Riverton Mussi esta semana, o Programa Social Juventude Assistida é o mais novo projeto da política social do município. O Programa, que será implementando pela Secretaria da Infância e Juventude, atenderá a 120 jovens de 14 a 18 anos incompletos de famílias de baixa renda.

De acordo com a secretária da Infância e Juventude, Viviane do Nascimento Vitorino as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira de 9h às 17h30m, na secretaria da Infância e Juventude no setor de serviço social.

Ela acrescenta que todos irão passar por uma avaliação social onde também será avaliado o perfil de cada jovem, para verificar em que curso o candidato se enquadra melhor. "O Programa Social Juventude Assistida tem como objetivo promover a inclusão social dos jovens, aumentar a auto-estima
através da capacitação sócio-profissional utilizando arte, educação e terapia ocupacional, além da sua valorização e integração familiar", disse.

O programa que irá funcionar nas instalações da antiga Mansão do Forró, desapropriada pela prefeitura, contará com diversos cursos profissionalizantes como aulas de informática, pintura em tela, silck-screen, prática de xadrez e agricultura. Os jovens selecionados para o programa receberão um auxílio-bolsa de meio salário mínimo.

Viviane lembra que a secretaria tem um prazo de 180 dias para implementar o projeto, a partir da publicação e que as instalações passarão ainda por uma reforma, que será executada pela secretaria de Obras.

Para se inscrever no projeto, os candidatos devem comparecer a Secretaria da Infância e Juventude, localizada na rua José Bruno Azevedo, 99, Centro (ao lado do Terminal Central), levando certidão de nascimento, comprovante de renda familiar e de residência, dois retratos 3x4 e declaração da escola. Os candidatos devem estar estudando e ter renda mínima familiar menor que três salários mínimos.