Neste período de baixas temperaturas, como a mínima de 12 graus na manhã desta quinta-feira (7) no município, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, intensificou os trabalhos de abordagem social com os moradores em situação de rua. Uma equipe técnica, formada por assistentes sociais, psicólogos e orientadores visitam, diariamente, os principais pontos da cidade. No período noturno, o serviço é realizado três vezes por semana.
De acordo com os casos, os moradores são encaminhados para os serviços públicos da gestão municipal, entre eles, o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), das 8h às 17h. O espaço, que conta com um estoque de roupas masculinas e femininas para doações, tem atendimento jurídico para regularizar o cidadão. O objetivo é promover qualidade de vida, a partir da perspectiva de saída da rua.
O Centro Pop realiza cerca de 50 atendimentos por dia, sendo responsável por orientar, atender e encaminhar para outros serviços públicos. No local, os moradores de rua recebem café da manhã, almoço (em parceria com o Restaurante Popular) e lanche da tarde. Alguns casos, conforme a capacidade, são encaminhados para a Pousada da Cidadania, localizada no Lagomar, que pode abrigar até 50 pessoas.
Os usuários do Centro Pop participam de oficinas de reflexão, dinâmicas de grupo, leituras. No espaço, que está localizado em frente ao Terminal Central, eles também lavam suas roupas, participam de atividades em datas comemorativas e podem guardar seus pertences.
O atendimento jurídico consiste em orientações sobre direitos desse público. Os profissionais informam e acompanham os moradores em situação de rua, pois alguns perderam seus documentos, outros têm problemas com a Justiça. Também é feita confecção de currículos, quando eles são encaminhados à área de trabalho. Em alguns casos, são conduzidos ao abrigo institucional do município, a Pousada da Cidadania.
Na área de Educação, o Centro Pop os encaminha a cursos. Na esfera da Saúde, também são orientados. Esse órgão público municipal ainda lhes fornece passagens para retornarem para suas cidades, quando necessário. Outras informações pelo telefone (22) 27961084.