logo

Prefeitura intensifica coleta de lixo no Lagomar

19/04/2010 15:44:44 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom

Semusp intensifica coleta no Lagomar

A coleta do lixo urbano é desenvolvida em Macaé simultaneamente com a educação ambiental. Para garantir a melhoria efetiva na qualidade de vida da população, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), tem intensificado o trabalho nos bairros, como é o caso do Lagomar, onde por mês são recolhidas aproximadamente 160 toneladas de lixo domiciliar, o que equivale a uma média de cinco a seis toneladas por dia.

A informação é do secretário George Jardim. Segundo ele, a coleta de rotina é feita nas ruas principais do Lagomar às terças-feiras, quintas e sábados, mas agora está sendo estendida às travessas de todo o bairro, e passa a ser feita também às segundas, quartas e sextas-feiras, com um caminhão extra recolhendo, nesses dias, o lixo proveniente da área comercial: papel, papelão, vidros, plástico, borracha, metal e outros.

O secretário disse que, como acontece em todo o município, a coleta de lixo no Lagomar começa às 8h e as equipes só param o trabalho quando terminam de recolher o lixo em todo o bairro, por volta das 17h.

Jardim explicou que as 160 toneladas de lixo recolhidas por mês no Lagomar não incluem a retirada de entulhos nem de detritos encontrados em terrenos baldios e nas vias públicas, que são retirados durante a varrição, trabalho que também é feito rotineiramente no município pela Semusp, mas não faz parte da coleta regular de lixo.

- O tipo de lixo de cada lugar é produzido de acordo com o perfil e os hábitos de seus moradores. No Lagomar, há muito lixo produzido pelo comércio, por isso estamos intensificando o trabalho de coleta no bairro para atender, principalmente, a área comercial, onde funcionam as empresas e lojas em geral. E a coleta também está sendo feita nas travessas e não só apenas nas ruas principais, destacou George Jardim.

Segundo pesquisas sobre o lixo no país, cada brasileiro gera, em média, 500 gramas de lixo diariamente, podendo chegar a mais de um quilo, dependendo do poder aquisitivo e do local em que mora.

- O prefeito tem investido na coleta do lixo em Macaé, por isto temos obtido um resultado positivo, ligado aos investimentos da prefeitura em todos os bairros e na região serrana, disse o secretário. Ele acrescentou que em alguns bairros a coleta de lixo é feita no período noturno (Veja, abaixo, os dias e horários da coleta no seu bairro).

George Jardim explicou que lixo domiciliar é todo aquele constituído nas casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio em geral. Há ainda o lixo industrial, hospitalar, agrícola (esterco, fertilizantes) e tecnológico (rádios, televisões, aparelhos eletrônicos).

Roteiro da coleta de lixo no município

- Segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h:

Aterro do Imburo, Barra de Macaé, Barreto, Brasília, Botafogo, Comunidade do Sol, Córrego do Outro, Fronteira, Glicério, Km Seis, Malvinas, Morro do Carvão, Morro Grande, Nova Holanda, Nova Esperança, Óleo, Praia Campista, Trapiche e Virgem Santa.

- Segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19h:

Cancela Petra, Campo D`Oeste, Campo Grande, Lagoa, Maringá, Miramar, Novo Horizonte, Parque Francisco Machado, parte baixa do Bairro da Glória, Riviera 1 e 2, Sol Y Mar e Vila Cohape.

- Terças-feiras, quintas e sábados, a partir das 8h:

Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Balneário Cavaleiros, Bosque Azul, Imboassica, IML, Jardim Franco, Jardim Guanabara, Jardim Santo Antônio, Jardim Vitória, Lagomar, Loteamento Itaparica, Loteamento Santo Amaro, Mirante da Lagoa, Morro de São Jorge, Mulambo, Nova Macaé, Novo Cavaleiros, parte alta do Bairro da Glória, Piracema, Planalto da Ajuda, Santa Mônica, São Marcos e Vila Pinheiro.

Terças-feiras, quintas e sábados, a partir das 19h:

Aeroporto, Bela Vista, Engenho da Praia, Jardim Carioca, Novo Eldorado, Recanto do Lazer e Paz, São José do Barreto e Vila Bedejo.

Segunda-feira a sábado, a partir das 8h:

Cavaleiros.

Segunda-feira a sábado, a partir das 19h:

Cajueiros, Centro, Costa do Sol e Imbetiba.

Domingos, a partir das 8h:

Alcides Mourão (reta), Cavaleiros, Centro, HPM, Lagoa, Linha Amarela, Linha Vermelha, Praia de Imbetiba e reta da Barra até a 62.

Domingos, a partir das 19h:

Alcides Mourão (reta), Avenida Atlântica, Centro, HPM, Lagoa, Linha Amarela, Linha Vermelha, Marechal, Nossa Senhora da Glória, Praia de Imbetiba e reta da Barra até a 62.