Agentes da coordenação municipal de saúde coletiva da divisão de controle de zoonoses da secretaria de Saúde se reuniram, nesta quarta-feira (21), com o prefeito Riverton Mussi (PSDB), o presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso (PPS), o subsecretário de Saúde, Luiz da Penha, no Paço Municipal da prefeitura, para discutir a intensificação das ações de combate à dengue em Macaé.
O gestor do Fundo de Assistência aos Animais, Élcio Pontes, e a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Maria Cristina Carvalho, também participaram do encontro. De acordo com Maria Cristina, o município está investindo em medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue.
Entre as ações estão o carro fumacê, a máquina profog –uma espécie de fumacê de dimensão menor acoplada em caminhonetes - e trabalho com a equipe de educação em saúde com palestras em escolas e nos bairros. Além disso, as equipes de agentes de saúde visitam as residências, aplicando o larvicida biológico em locais passíveis de proliferação.
A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses destacou que em residências onde haja confirmação da doença, é feita a pulverização intra-domiciliar. “Temos 109 agentes de combate à dengue e a prefeitura está chamando mais 18 concursados”, disse Cristina, acrescentando a necessidade da colaboração da população em eliminar água parada dentro de casa, em todo tipo recipiente.