logo

Prefeitura intensifica reparos em cemitérios e combate ao Aedes Aegypti

29/10/2012 10:32:00 - Jornalista: Liliane Barboza

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Manutenção, intensifica os reparos nos 10 cemitérios do município. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também realiza uma ação nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31) para verificar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue nos vasos de plantas utilizados para homenagear os mortos.

De acordo com informações do diretor do CCZ, Rogério Lemos, os agentes do Centro realizam essa ação todos os anos, no período que antecede o Dia de Finados, para verificar e tratar possíveis depósitos que acumulam água.

— A nossa intenção também é de orientar as pessoas sobre a importância de dar preferência aos vasos de plantas com areia ou flores artificiais. Temos que evitar qualquer depósito que acumule água, pois os ovos do Aedes Aegypti podem ficar até um ano em recipientes, ao entrar em contato novamente com a água para larvas começarem a nascer — alertou.

Já com relação aos reparos nos cemitérios da cidade, de acordo com o secretário de Manutenção, Marcelo Queiroz, os trabalhadores estão realizando limpeza de túmulos, pintura de meio fio, roçada, entre outros serviços. No Memorial Mirante da Igualdade, um dos maiores cemitérios do município, a expectativa, caso o tempo esteja bom, haja a presença de três mil visitantes.

Os visitantes que forem ao cemitério Memorial da Igualdade, terão a oportunidade de assistir a missa às 9h e o horário de funcionamento será normal, de 8h às 18h. Outros cemitérios do município, como São João Batista, Santíssimo e Barreto, também receberam reparos para receber os visitantes. Já os localizados na serra macaense, além de funcionários da Secretaria de Manutenção, contaram com a parceria da Secretaria do Interior.