logo

Prefeitura investe em melhorias nas escolas

20/04/2007 12:26:38 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé está investindo cada vez mais na qualidade de ensino para os cerca de 40 mil alunos da rede municipal. Além de apostar no seu corpo docente, com a realização de cursos freqüentes de atualização, o município está realizando a construção de dois novos prédios e obras de reforma e ampliação de seis escolas. Dessas, duas ficam na região serrana: uma será reaberta e outra está recebendo reforma geral. Outra obra é a construção do prédio próprio do Colégio Municipal de Pescadores, em execução.

- Estamos empenhados em oferecer o melhor para o aluno, tanto na parte pedagógica quanto no conforto. Em algumas escolas, as turmas estão passando por transtornos por conta das obras, mas é um desconforto temporário, disse a secretária de Educação, Milmar Pinheiro. De acordo com a arquiteta responsável pelas obras nas escolas, Cláudia Coquito, a intenção é de que todas fiquem prontas até julho.

Na região serrana, a comunidade de São Bento, próximo ao distrito do Sana, a Escola Municipal Fortaleza foi reaberta para turmas de Educação de Jovens e Adultos, no turno da noite. O prédio recebeu reforma geral, com limpeza de terreno, troca de fechaduras, instalação de caixa d’água, pia de cozinha, substituição de telhas coloniais, forro de PVC, pintura com tinta acrílica e substituição da rede elétrica.

No Frade, a Escola Municipal Ivete Santana Drummond de Aguiar está recebendo reforma geral. O projeto inclui a construção de uma sala de aula, sala de informática, refeitório, cozinha e banheiros. Também está sendo feita a substituição de toda a rede elétrica, pintura (com tinta acrílica), instalação de ar condicionado na sala de informática e ventiladores de teto.

No bairro Engenho da Praia, a Escola de Educação Infantil que funcionava em uma casa alugada será transferida para um prédio próprio. O prédio conta com quatro salas de aulas, secretaria, cozinha, refeitório, área para recreação e pintura nas cores padrões da prefeitura.

Os alunos da Educação Infantil também ganharam outra escola, a Escola Municipal Renato Martins, na Ajuda, que atende também às crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os demais alunos foram transferidos para a Escola Municipal Elza Ibrahim, no mesmo bairro. A Renato Martins recebeu reforma geral, com ampliação de refeitório, construção de quatro novas salas de aula e pintura nas cores padrão da prefeitura.

No Parque Aeroporto, a Creche Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição as obras em execução incluem a ampliação de quatro de aula e uma de eventos, banheiros e área de recriação, além de ampliação do refeitório e pintura. Já na Barra, o Colégio Municipal Samuel Brust está recebendo reforma geral, com a construção de 10 novas salas de aula, novos banheiros e pintura.


Colégio dos Pescadores, diferencial do ensino de Macaé

Funcionando em horário integral, das 7h30m às 16h50m, o Colégio Municipal dos Pescadores atende a 230 alunos, de 11 a 14 anos, divididos em 10 turmas. No turno da noite, a escola funciona das 18h30m às 21h50m, com Educação de Jovens e Adultos para cerca de 300 alunos, da Alfabetização ao Ensino Médio. A escola funcionava no prédio do Iate Clube, e agora vai receber um prédio próprio. O prédio do Iate será usado para a área de eventos, refeitório e banheiro com vestiário.

Além das disciplinas obrigatórias do Ensino Fundamental, o Colégio oferece no turno da tarde aulas de Navegação, Construção Naval, Relações Sócio-ambientais, Mecânica, Eletrônica, Aqüicultura, Beneficiamento do pescado, Ecologia e Natação. Atender os alunos com mais conforto, a prefeitura realiza desde o ano passado, a ampliação da escola. Estão em construção oito salas de aula, cada uma com 35 metros quadrados e capacidade para 30 alunos. Além das salas de aula, estão sendo banheiros e despensa. A área construída é de 300 metros quadrados

Segundo a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, as salas de aula passarão para o prédio que está sendo construído. Com a construção dessas novas salas, as dependências do Iate Clube serão adaptadas para funcionar como salas de vídeo, biblioteca, sala de professores, secretaria e sala de diretor.