Profissionais admitidos há dois meses pelo último concurso público da Prefeitura de Macaé concluíram o Curso Básico para Auxiliares de Serviços Escolares da Educação Infantil “O Lugar de Brincar”. Duas turmas finalizaram o curso nesta segunda-feira (31). A terceira turma terá sua última aula dia 7. No total, são cerca de 100 servidores dessa categoria habilitados.
A proposta é a excelência da educação, que envolve vários atores. O objetivo do curso gratuito é a apresentação da rede municipal de ensino aos novos servidores e também de metodologias de ensino da Educação Infantil. Estão no currículo um breve histórico desse segmento e as etapas do desenvolvimento, com enfoque na importância do brincar e nas interações infantis.
- Acontecem trocas de experiências durante as aulas. As dúvidas que surgem direcionam o nosso trabalho, que está voltado para as vivências que elas têm na escola. Esses cursos têm feito muita diferença para a escola, porque as auxiliares podem ajudar mais o professor, diz a coordenadora Pedagógica da Equipe de Formação Continuada da Educação Infantil, Elisa Portugal.
O curso tem três horas presenciais, além de carga horária extra em trabalhos realizados nas unidades. A clientela é basicamente feminina. Durante as três semanas do curso, oferecido nos turnos da manhã e da tarde, as auxiliares apresentam à turma as atividades aplicadas em sala de aula a partir das sugestões das coordenadoras. Elas têm a oportunidade de experimentar as brincadeiras e estratégias propostas.
Por isso, durante os encontros, utilizam brinquedos, fantoches e fantasias para que vivenciem o lúdico. Também recebem apostilas para melhor aproveitamento.
Os cerca de 100 habilitados vão receber certificado em cerimônia comemorativa no dia 25. A auxiliar de serviços escolares, Luciana de Brito Barbosa, convocada pelo último concurso há dois meses, já atuava na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Arléa Carvalho José, no bairro Aroeira, como auxiliar de limpeza há dois anos e meio. É a primeira vez que ela participa de curso de formação em Macaé.
- O curso contribuiu muito, porque tivemos uma visão melhor do dia a dia. Aprendi bastante com os conteúdos, principalmente quanto ao comportamento e disciplina, e ainda estou aprendendo. Foram muitas atividades e muitas trocas. Pretendo me inscrever nos próximos cursos, diz Luciana.
Depois de participarem do Básico, as cursistas poderão se inscrever nas etapas seguintes, com novas turmas a partir do próximo ano letivo. Em torno de 90 auxiliares que ingressaram na prefeitura no início do ano letivo cursam o ‘Prática Pedagógica na Educação Infantil’. A proposta da Secretaria é a continuidade do aperfeiçoamento profissional.
A Secretaria oferece ainda, para professores, professores orientadores e diretores, o curso ‘Saberes e Fazeres na Educação Infantil’. Esse módulo se estende de março a dezembro em dezessete encontros. Ao todo, 160 educadores estão participando. Além disso, diretores frequentam mensalmente as reuniões com a equipe pedagógica para troca de experiências e aperfeiçoamento do trabalho.