logo

Prefeitura investe no saneamento do Lagomar

08/05/2006 15:10:36 - Jornalista: Izabel Monteiro

No bairro Lagomar, a população acompanha com satisfação o início das obras de investimentos no bairro, feitos pela prefeitura de Macaé. O projeto vai beneficiar os cerca de 30 mil moradores do bairro e as obras estão orçadas em mais de 20 milhões de reais, recursos já previstos no orçamento da prefeitura de Macaé de 2006.

As obras, realizadas através da secretaria municipal de Obras (Semob), têm como ponto de partida a construção das redes de escoamento pluvial e de esgoto. O Lagomar ganhará, além das redes de saneamento, pavimentação, iluminação e diversas outras melhorias, como praças, áreas de lazer e, ainda, rede de água (Cedae) e gás canalizado (CEG). Para a instalação das redes de água e de gás, a Semob já contatou a Cedae e a CEG, para que as obras sejam iniciadas quando as redes de saneamento estão sendo construídas.

Moradores satisfeitos com obras no Lagomar

Os moradores do Lagomar mostram satisfação com o andamento das obras no bairro. Para Nilzete Lopes Combat, as obras são importantes: “Graças a Deus, até que enfim o bairro ganha melhorias. Estamos todos satisfeitos”, disse a moradora.

“É um sonho. Quando vim para cá, era tudo mato. Não tinha mais esperança de ver essas ruas calçadas, com esgoto e água. Chegou a nossa vez”, disse a moradora Cláudia Ribeiro. Sobre os problemas que as obras trazem para as ruas, Cláudia colocou que os moradores aceitamos qualquer transtorno nas ruas para a melhoria do bairro. “Já tínhamos perdido a esperança disso acontecer aqui”, comentou.

Escudo de proteção garante segurança de operários

Atualmente, a Semob está trabalhando nas ruas, construindo a rede de água pluvial nas ruas W1 e W3. As primeiras ações foram realizadas na avenida marginal à Rodovia Amaral Peixoto, onde já foi instalado o manilhamento, que vai atender inicialmente a esta avenida e as ruas W1, W3 e W5.

Também na avenida marginal foram construídos vários poços de visita. Após a instalação da rede pluvial, a Semob vai instalar a rede de esgoto, usando tubos de PVC de 30 centímetros. A instalação das redes será feita de forma gradativa, para que os moradores não tenham dificuldades de acesso ao bairro.

Na construção das redes de esgotamento sanitário, está sendo usado o escudo de proteção. Como o terreno do Lagomar é arenoso, o escudo permite arrimar o terreno, evitando desmoronamento e garantindo a segurança dos operários. Colocado o escudo, os operários podem cavar e colocar as manilhas, fazendo com que o trabalho flua com maior com maior segurança e rapidez, como informou o engenheiro da Semob, Bairton Barreto.

O secretário de Obras, Tadeu Campos informou que o prazo previsto para a conclusão das obras no Lagomar é de 18 meses. “As obras estão seguindo o cronograma e deverão estar concluídas em 18 meses”, disse o secretário.