O 1º Encontro de Ações Afirmativas da Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial acontecerá dia 21 de março, às 13 horas, no auditório do Centro Administrativo Luís Osório. O objetivo da Prefeitura de Macaé é mapear iniciativas de promoção de igualdade racial e combate ao racismo.
A proposta do governo municipal também é conhecer as atividades de cada instituição e, com isso, estabelecer uma rede. A ideia é elaborar um diagnóstico a partir do encontro, além de contribuir na potencialização das ações de entidades do município.
Para iniciativas que ainda não são legalizadas, a prefeitura, através da Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial, vai orientar nas áreas jurídicas e na elaboração de projetos para representações em geral. A nova gestão municipal pretende criar um relacionamento com a sociedade civil para a execução de ações integradas.
Uma das primeiras medidas da área será a implementação da lei 10.639, que prevê o ensino da História da África, Afro-brasileiros e Indígenas, este último tema pela lei 11.645, nas escolas do município. Para isso, haverá um trabalho de parceria com a Secretaria de Educação.